domingo, 28 de junho de 2009

A gripe está fora de controle.


Se quando a gripe A (H1N1), a gripe do porco, no Brasil tinha uns 10 casos as autoridades não conseguiram evitar que se proliferasse, agora que rompeu os 600 casos, pode-se considerar fora de controle. Não deve demorar muito tempo e a gente vai começar a ter notícia de gente próxima que contraiu a enfermidade, e é bom se preparar por que não há nada que nos proteja.

Ouví há pouco o ministro da Saúde, Gomes Temporão assumir o primeiro óbito de contaminação nacional e um caso de um americano morto aqui na semana passada, que teria vindo contaminado.

Não se trata de descaso nacional, nos estados Unidos e na Europa a situação está muito pior. O Chile que é um país muito mais organizado que o Brasil e tem uma população muito menor tem índices altíssimos.

O consolo é a informação de que o vírus é menos letal que o anunciado no começo. É menos letal mas não quer dizer que não cause estragos. Por enquanto parece que a única solução é esperar que mais cedo ou mais tarde sejamos acometidos mas que tenhamos um organismo suficientemente resistente e o santo forte. Saravá!

Quem mora em grandes centros, trabalha no meio de muita gente, ou enfrenta conduções lotadas abarrotadas, tem uma chance maior se ser contemplado mais cedo, quem está mais afastado, talvez demore um pouco mais mas não há mais garantia de que alguém esteja fora de perigo.

Desejo sorte a todos.

Nenhum comentário: