domingo, 21 de junho de 2009

Centralização na Fórmula 1


Não sou um acompanhador da Fórmula1, nem de nenhum outro esporte. As vezes vejo ou leio ou ouço por que aparece à minha frente. O que mais acompanho é o noticiário político, econômico etc.

Um dos principais valores que as principais nações do mundo ocidental brigam com o resto do mundo é pela tal da democracia, a liberdade, etc.

Nestes últimos dias, um fato muito interessante, vem do “circo” da Fórmula 1 em que UMA pessoa, quer impor algo que muito pouca gente do meio concorda, e o pior, está causando uma debandada geral.

Tem “castrista”alí? Será que além do Hamas e do Hezbollah, Ahmadinejad, presidente do Irã, não está dando as cartas por alí? Ou será coisa do ditador nortecoreano, que dita as regras e os outros têm que murchar as orelhas?

Independente de ser boa ou má a proposta do presidente da Federação Internacional de Automobilismo, não seria melhor se as regras estabelecessem que a maioria decide? Legitimaram a condição de uma pessoa tomar uma decisão que contraria boa parte da categoria? Não há direiro a veto? O único direito de opinião dos envolvidos seria o ditado: “os incomodados que se mudem”, que parece posto em prática?

Acho interessante que a briga – pelo que entendi – é por que o “chefe” não quer dinheiro. Sempre vi a Fórmula 1 como o palco da grana, um dos esportes onde o dinheiro dá as cartas, e agora, o homem quer restringir a entrada de dinheiro*. Pra mim isso é surreal.

Como até hoje quanto mais eu m'informo menos entendo o mundo em que vivo, continuarei como um leigo a ver despretenciosamente aquele monte de carros zanzando pra lá e pra cá na televisão, sem entender muita coisa, apenas como uma distração dominical.
Eles que s'entendam.

*Se quiserem mandar dinheiro pra mim, aqui não há restrição nem política nem ideológica.

Nenhum comentário: