sábado, 15 de agosto de 2009

Meus irmãos...


Não querendo ficar do lado de “asmodeus” ou “vênus platinada”, mas aproveitando as denúncias que aparecem sobre Edir Macedo e sua igreja, fico pensando em como são inocentes esses crentes. São razoavelmente comuns as histórias de gente que vendeu casa, carro, geladeira, ou qualquer coisa pra dar dinheiro pra esse tipo de seita. Dá agonia só de pensar, por que não se trata de gente abonada, mas de pobres e miseráveis, inclusive de espírito.

Tenho a impressão de que essas pessoas são crianças inocentes de tudo, que precisam da orientação de um (mentalmente) adulto, por que agem como incapazes. É como tirar o doce de uma criança. Usando um termo bíblico, são verdadeiras “ovelhas”, arrebanhadas e conduzidas facilmente para exploração ou abate. Do outro lado, o “pastor”, e a igreja são figuras sem escrúpulos, dispostos a explorar a inocência desses abobalhados.

Nunca assistí a um culto desses, se é que se pode chamar isso de culto, mas o que várias pessoas me disseram é que boa parte do tempo, o que acontece é uma pedição de dinheiro sem parar, com a argumentação de que se não der, deus não vai olhar para aquela pessoa, não vai ser curada nem abençoada, etc. Esses “pastores” pregam que deus está ligado ao dinheiro, só o alcança quem der dinheiro a igreja. E o que é o pior ainda: todo mundo que frequenta acredita e dá tudo o que pode, enchendo de dinheiro o rabo daqueles mercadores de fé.

Como pode pessoas serem tão inocentes. Vira e mexe aparece na televisão, em jornais, esse tipo de “religioso”(vigarista) envolvido em escândalo, tirando uma de como se faz pra tirar dinheiro dos outros, e nada disso quebra o encanto. Os “crentes”, parecem dopados, parece que sofreram lavagem cerebral, perderam por completo a capacidade de analisar criticamente uma situação e perceber a má intenção dos outros.

Aquele tal de KaKá, é outro. Pode ser um gênio na bola, mas uma verdadeira anta inocente que não encherga um palmo à frente do nariz(incluindo sua adorável esposa). O bispo e a bispa de sua igreja, que estão mais pra Bonnie e Clyde, deitam e rolam em cima dos fiéis, e todo mundo acha que eles são santos(que maravilha!).

Enquanto Cristo andava em trapos pregando suas idéias, os vigários, andam de caranga último tipo, zerada, cabelinho cortado, unha feita e esmaltada, um luxo só. E tudo pago pelos trouxas que não enxergam que estão engordando malandros.

Interessante que isso acontece há anos e a polícia, a justiça não fazem nada. E podem fazer o quê, se a pessoa vendeu a casa, a tv, a geladeira porque quis, e deu dinheiro, o salário, a indenização trabalhista pra igreja por que quis? É um direito da pessoa.

Minha única dúvida é: será que essas pessoas que se dão bem usando o nome desse deus, acreditam em “juizo final”? Usar de todo tipo de truques e artimanhas, técnicas de retórica em cima da inocência e religiosidade alheia pra benefício próprio, será que essas pessoas acreditam em “justiça divina”? Ou melhor, esse tipo de gente é cristã?

Nenhum comentário: