domingo, 29 de março de 2009

São Paulo segundo Caetano.


Gosto de ler Caetano falando de São Paulo, descrevendo suas boas a más impressões. Vai na veia, é a crítica que tem que ser feita. Faz pensar e contribui pra que a gente s'enxergue. Foge do lugar comum do ufanismo paulistano que se endeusa e olha os outros por cima. Seus comentários estão nos posts “DÉJA VU”, e “UM DOS TEXTOS RIO/SAMPA”, de seu blog “Caetano Veloso – Obra em progresso.” O baiano escreveu um texto, depois reescreveu-o, por isso os dois são praticamente um, com algumas mudanças e alguns trechos mais ou menos iguais. Vale a pena ler os dois.

Muito irônico quando no final afirma: “Chico Buarque pra mim é São Paulo.” Não sei se Chico vai entender como uma alfinetada ou um afago. Falar pra um carioca que ele é, ou dizer dele, que é “muito São Paulo”, parece que, se for um elogio, é cheio de segundas intenções.

Um comentário:

Manu disse...

Adoro seu blog, acho sua opinião muito interessante. Pena que vc as vezes some, né?! Mas não vou me ater a este detalhe pq eu tbm não ando muito presente... rs. Abraços!