quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Moda é f...



Soltar balão é proibido.

Tem (muitas)coisas do mundo em que vivo que não consigo entender. Uma que sazonalmente m'encomoda é a moda. Essa tal de calça “saruel”, que me desculpem as mulheres, mas acho uma coisa simplesmente pavorosa. Tenho a impressão de que é pra usar com fralda por baixo.


Fico imaginando de onde saem essas coisas aberrantes, quem ou “quens” inventa(m) essas coisas de gosto bastante duvidoso e por que que acaba se massificando, virando moda? Vão discordar de mim, mas moda parece remédio amargo, que não se discute o gosto, toma-se e acabou. Não se discute o que está na moda, se fica bem ou é uma esquisitisse, usa-se e pronto.

Sei que minha opinião é irrelevante, mas não vi nenhuma mulher que lhe caisse bem o traje, nem tampouco quem o elogiasse. O máximo que ouvi foram piadas e estranheza.

Há uns anos atrás virou moda, uma verdadeira febre, as mulheres usarem uns estofamentos nos ombros, que as deixavam parecendo jogadores de futebol americano. Na época, até cachorrinha de madame usava, a ditadura da moda – que as próprias pessoas se impõem – foi severa. Do mesmo modo em que na China maoista todo mundo vestia a mesma roupa, determinada pelo Estado, a moda aqui determinava – e determina – por auto imposição que a uniformidade imperasse.

Um, dois anos depois que aquela “coisa” sumiu, apareceram algumas estilistas e jornalistas ligadas à moda, fazendo comentários que aquilo tinha um gosto bastante discutível, tratando como uma das esquisitices da década. Interessante foi inclusive seu sumisso. Nenhum pobre, nenhuma qualquer pessoa apareceu usando aquilo, ou seja, não foi dado, nem vendido, simplesmente desapareceu, s'escafedeu! Ou estão no fundo dos armários, ou foram jogados fora.

Essa tal saruel, que já é esquisita pelo nome, tem tudo pra ir pelo mesmo caminho. Daqui há alguns anos, provavelmente as pessoas darão risada das fotos em que aparecem usando essas roupas de circo.

Mas o show (da moda)tem que continuar.

Nenhum comentário: