segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Foi o gado!



Só o gado tem "escapamento"
A preocupação com o meio ambiente e a poluição tem levado ao apontamento de, desde matrizes energéticas à práticas utilizadas na produção de bens, serviços e costumes domésticos ao banco dos réus. Nada nem ninguém está livre de ser acusado de ser um agente poluidor, um criminoso ambiental.


De uns anos pra cá, descobriram que os vegetais ao serem processados pelos intestinos libera gás metano, um dos principais causadores do “efeito estufa”, causador do “aquecimento global”, e a eliminação desse gás pelos animais é conhecido como flatulência.

Por incrivel que pareça, o Brasil é tido como um grande poluidor nesse quesito. Mas como nosso costume é sempre botar a culpa nos outros, já acharam um culpado:  o gado bovino!

Coitada da pobre vaquinha e do pobre boizinho, que pastando entretido em sua sagrada alimentação, ignoram que estão sendo acusados de um crime ambiental que caminha para se tornar hediondo. Quem será que mediu, que quantificou a liberação de “gazes bovinos”? Não tinha outra coisa pra fazer, não?!

O problema é que a gente anda por aí pela cidade, passando maus bocados e não vê um bovino por perto, não s'escuta um mugido. Principalmente – mas não só – em ambientes fechados.

É no trabalho, na rua, no shopping, na feira, no elevador... em todo lugar percebe-se que a emissão e concentração de gás metano na atmosfera as vezes está em nível crítico. Pelamordedeus! Feliz de quem é cego do nariz.

Dá vontade de perguntar aos presentes: "foi o gado?"

Falta uma campanha no rádio, jornais, internet e televisão: “peidar é um ato anti-ecológico. Contribui com o efeito estuva, o aquecimento global.”

Se continuar assim, a composição da atmosfera terrestre deve se aproximar das de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, ricas em metano. Acho que por isso não há uma alma viva por lá, foi todo mundo embora. Podemos dizer que nesses planetas, há uma “pummosfera”(atmosfera de pum”), ou “peidosfera”. Talvez botem a culpa nos deuses romanos.

A terra não é território de nenhuma divindade romana, mas precisa?

Chegando o fim de ano, época de festas, bebedeiras, muita comilança, os intestinos devem trabalhar dobrado. A luta contra os gazes do efeito estufa sofre um revés. Haja sal-de-fruta e sonrisal. A emissão de gás metano deve se intensificar junto com as desculpas: "foi o gado!"

_Muuu!

Nenhum comentário: