sábado, 14 de novembro de 2009

Aposentadoria:coitado de quem passa por isso.

Vejo as denúncias dos aposentados nos meios de comunicação que ainda abrem espaço e confesso que fico comovido com a situação deles. “A tendência é que daqui a algum tempo todos [aposentados] passem a ganhar o salário mínimo”, senador Paulo Paim, revista “Caros Amigos”de outubro. Parece mentira mas é a realidade.


O governo so dá a reposição integral para os que ganham salário mínimo, os demais ficam com a pecha de “marajás”, como se estivessem ganhando mundos e fundos. Contribuíram sobre vários salários, e vêem seus rendimentos sangrarem até serem reduzidos ao mísero pé da renda nacional.

Nesse ponto, a imprensa em bloco faz coro com o governo, colocando a coisa como “aumento de despesa”, inchamento de gastos públicos, tipo de gasto que o governo deve ser o mais parcimonioso possível. Os comentaristas fazem terror que a cada real “dado” de “aumento” a esses párias, significará um impacto de bilhões nas contas do governo. Mas qual foi o impacto de arrecadação do governo quando recolheu desses trabalhadores uma alíquota referente a mais de um salário.

Segundo a revista, há um mecanismo, uma manóbra contábil, em que o governo pode desviar até 20% do orçamento para pagamento de benefícios previdenciários, para outros tipos de despesas. “O pagamento de juros é um dos itens para os quais os recursos da previdência têm sido direcionados.” (...) “O governo Lula chegou a cogitar dobrar seu percentual” Depois o governo e a imprensa em coro alegam “aumento da expectativa de vida”, para justificar o rombo na previdência.

Cuidado você que está lendo estas linhas e contribui com os cofres do governo esperando receber quando se aposentar, alguns salários. Você verá seu rendimento sangrar, se desvalorizar, e ainda será acusado pela mídia de responsável pelas altas despesas do governo, os rombos, os descalabros econômicos por que o país passa. Você será o culpado. E fazendo cena sobre quem ganha salário mínimo, será tratado como um herói, e por isso merecerá a reposição das perdas integral.

Ainda não estou neste barco, mas é uma coisa que me preocupa. Quando dá dor de barriga nas contas de uma empresa, uma multinacional, um banco, o governo sempre tem grana pra enfiar no rabo deles. Já para os aposentados...

Nenhum comentário: