sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Boxe feminino: nova modalidade olímpica.


A revista PIAUÍ, nº36, trás como sua primeira reportagem, a informação de que o Comitê Olímpico Internacional(COI) aprovou em votação secreta a inclusão do boxe feminino para a próxima olimpíada, em 2012.

Outra informação – que eu não sabia – é que o boxe amador é diferente do profissional, aquele do Mike Tyson. Além da diferença de regras, o profissional é mais agressivo, seu tento maior é nocautear o adversário, já no amador, prioriza-se os pontos, tem capacete, protetor genital...


Nunca considerei o boxe um esporte. As lutas que aparecem na televisão, além dos lutadores serem mais parrudos, são exatamente essas mais agressivas, em que a maior glória é socar a lata do oponente até tirá-lo do ar, e isso pra mim não é, ou não deve fazer parte do objetivo de uma disputa esportiva.


NÃO DEFENDO SUA PROIBIÇÃO. Quem acha que sua vida é levar soco na cara até ficar desfigurado e inconsciente, que vá fundo, mas não venha dizer que isso é esporte. Todo esporte tem seu risco inerente, desde a Formula 1 até o ping-pong(tênis de mesa), todo mundo pode se machucar e até perder a vida, mas não é seu escopo machucar ou ferir o outro, no boxe profissional, e no full contact – qu'eu já ia esquecendo e é outra estupidez -, é.


Acho positivo o COI liberar a luta de boxe olímpica feminina, que é mais regrada e menos agressiva. Se existem mulheres querendo exercer esse tipo de disputa, que se libere, ademais, qualquer cargo, função, posição ou atividade tradicionalmente masculina, mesmo sendo esquisita, de gosto discutível, se ocupada por uma mulher, soa como uma liberdade, uma transformação social, ou como “derrubada de preconceito”. Mas se aparecerem mulheres dispostas a se enfrentarem no esquema do profissional, deixa rolar. É o que dá maior retorno financeiro e fama, acompanhado de maiores riscos de traumas e sequelas. Desde que não haja imposição, coerção, cada um é dono do seu nariz, ponha-o aonde bem enter, faça o que bem entender com ele e arque com as consequências.


Meus esportes favoritos são, roncar e babar no travesseiro, não machuca ninguem. Tô indo treinar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou muito feliz com a conquista do boxe feminino. adoro tanto o olímpico quanto o profissional e não acho que seja coisa de idiotas, e sim uma arte, o nocaute é consequência do preparo e do estudo na luta.
parabéns mulheres por conquistarem seu lugar no esporte que acho mais bonito para vocês.