Um dia depois de Obama pedir a Lula que use sua influência para pedir a Ahmadinejad – presidente do Irã – que reveja suas intensões em relação ao uso de armamentos nucleares, o presidente brasileiro saiu fazendo declarações nesse sentido.
Não vai ser por que Lula falou qualquer coisa ao vento que fará com que o Irã mude seus planos, seus projetos, pare investimentos caros envolvendo um grande número de técnicos, etc., mas é um infeliz comentário, que o coloca na posição de vaca-de-presépio de Obama. Perde sua autonomia, sua liderança, e sua capacidade de aproximação com os xiítas, para ser olhado como pau-mandado. O Brasil nunca se aliou a nenhuma parte conflituosa (do regime militar pra cá), por que fazê-lo agora?
O Irã já tem mais de 5.000 (cinco mil) centrífugas para enriquecimento de material radioativo. Será que o país vai desligar tudo, mandar todo mundo embora só por que o Lula pediu que parassem com isso? O presidente brasileiro está pondo a perder o trabalhpo de décadas do Itamarati, que não entra em bola dividida, e por isso o país tem um certo respeito lá fora, sempre mediou conflito.
Vai passear, Lula, vai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário