sábado, 13 de dezembro de 2008

Congresso americano:excesso de zelo?


O legislativo americano que no começo da crise impressionou o mundo vetando o pacote de ajuda do Tesouro aos bancos agonizantes por falta de justificativa de como e onde usaria o dinheiro, agora novamente retém o auxílio às industrias automobilísticas. Independente das consequências da negação de socorro às três mortas-vivas do setor automotivo, os parlamentares não dão o braço a torcer. Ou são convencidos de que o dinheiro do cidadão será bem empregado, num plano razoavelmente elaborado ou morrem à mingua.

Até onde se pode recriminar esse posicionamento dos parlamentares? Mesmo numa situação sui generis, exigir que aqueles que pleiteiam dinheiro público, convençam os parlamentares que o dinheiro não será empregado em verdadeiras barcas furadas, parece estar dentro do que se espera de uma atuação responsávelpor parte de homens públicos.

O governo americano aponta pra separar uma parte do pacote já aprovado e repassar às montadoras. Se essas empresas não conseguiram preparar um plano convincente, e já vinham arrastando problemas de gestão, teriam capacidade gerencial pra sobreviver num cenário de crise e arrumar o caixa pra devolver o cheque? Daqui a quanto tempo?

Nenhum comentário: