domingo, 7 de dezembro de 2008

Brasil, o país das mazelas.


O mercado em Tabatinga perto do Rio Solimões. A área tem atraído traficantes de drogas pela fronteira com a Colômbia e o Peru, envolvendo os índios. Foto: Lalo de Almeida

O jornal americano The New York Times trás como manchete deste domingo, 7 de dezembro, o problema dos índios Ticuna que lutam entre as drogas e a perda de sua cultura como consequência do contato com o mundo do “homem branco” - conforme reportagem. Como os ìndios conhecem os rios e a mata, acabam recebendo dinheiro em troca de servirem como mulas aumentando tráfico de entorpecentes e de jovens que sucumbem ao uso abusivo de drogas e álcool, desencadeando um surto de desobediência e violência.


O Brasil continua sendo fonte de reportagens sobre mazelas, menores, drogas, índios, amazonia, desmatamento e etc. Os governos envolvidos – União, Estados e municípios – suas secretarias, seus ministérios e instituições são meras produtores de relatórios e desculpas que acabam mantendo ou piorando o estado de coisa. É tanta desculpa para manter madeireiras, agricultores, criadores de qualquer coisa, que estamos convencendo o mundo que somos incompetentes para cuidar de nosso patrimônio, estamos dando margem pra que interesseiros fantasiados de defensores do meio ambiente retalhem e pilhem o território nacional. Tem gente lá fora afiando a faca e autoridade aqui dentro dormindo de touca.

Nenhum comentário: