sábado, 29 de maio de 2010

O Irã a caminho da bomba.

Os EUA tem criticado o gesto do Brasil e Turquia de negociar sobre energia atômica com o Irã. Que o acordo é simples balela não precisa nem falar. Há meses foi publicado nos jornais que o teocrata persa já possuia 5.000 centrífugas para enriquecimento de minério atômico, pouco depois descobriram uma usina secreta enfiada embaixo de uma montanha na região de Qom.

Alguém acredita que um iluminado numa conversa vai fazer com que se desmobilize todo esse investimento, todos os técnicos engajados irão para casa sem mais nem menos e tudo será interrompido? Só um mané que acredita em contos de corochinha pra achar isso.

Se o acordo entre Lula, Erdogan (Turquia) e Ahmadinejad (Irã) é conversa pra boi dormir, não faz o Irã mudar de posição, as sanções da ONU e dos EUA por outro lado também não têm servido pra muita coisa. Países que sofreram sanções dos EUA majoritariamente agiram como se nada estivesse acontecendo. A conversa (fiada)de Obama/Hillary de que vão impor sanções a Teerã não vai tirar o sono de Ahmadinejad.

Quem deve estar perdendo o sono são os reaças de Israel, pois além do Hesbollah, o Irã com a bomba estaria pronto pra bater de frente com o país dos que usam meio sutiã na cabeça.

Brasil e Turquia são massas de manobra na mão de Teerã, e os EUA, num segundo plano, também. Se quiserem de fato parar o plano persa de alcançar a 'arma das armas', teriam que partir para o que Israel há muito quis fazer e Obama não deixou, bombardear o complexo atômico do Irã.

Mais ou menos daqui a uma década quando o Irã assumir que tem a bomba, seja pelo simples fato de tê-la, ou se por acaso usá-la contra Israel, tem tudo para o Brasil principalmente, e a Turquia também, serem responsabilizados por isso.

Este é o capítulo que ninguém quer ver mas tem tudo para acontecer.

Nenhum comentário: