sexta-feira, 7 de maio de 2010

O futebol e as feras

Clássico: sociedade arca com os prejuízos e emissoras e clubes ficam com os lucros.

Um país com uma forte concentração de renda, um contingente enorme de desabrigados, famintos, gente ganhando abaixo de um salário seguido de um silêncio social. Depois de um ano repleto de casos de corrupção, desvios de verba e mil golpes, muito pouco se viu de mobilização popular.

O interessante é que quando acontece um jogo de futebol, está se tornando lugar comum os quebra-quebras, enfrentamento com a polícia etc, quando a gente vê esse tipo de imagem dá a impressão que evoluímos em direção a nos tornarmos verdadeiras bestas, animais chucros.

Cada vez mais se torna perigoso sair à rua vestindo uma camisa de um clube de futebol pelo risco de ser espancado ou tê-la roubada. Torcidas opostas s'enfrentam por nada, simplesmente por alimentarem um ódio alienado sem motivode animal selvagem.

Quando um inocente é espancado ou quando um imbecil acha o que estava procurando e vai mais cedo pro inferno, o Estado é responsabilizado por omissão, cumplicidade etc.

Numa partida de futebol os clubes e emissoras faturam principalmente com a bilheteria, televisãoe a marca dos produtos estampados no uniforme. O Estado – o contribuinte – assume as despesas com depredações, assaltos, brigas entre torcidas e todo tipo de vandalismo, inclusive mortes.

Falta uma discussão sobre o quanto custa à sociedade um jogo de futebol, a insegurança gerada pelo deslocamento desses contingentes de bárbaros, se está disposta a pagar, repassar isso aos clubes e emissoras, ou se o melhor é acabar com esse tipo de “espetáculo” ou mandá-los para regiões ermas, inóspitas, mais apropriadas para bestas feras.

Clubes e emissoras deveriam ter um seguro por partida para arcar com as despesas geradas com seu evento, e arcar com elas. Se triplicasse o valor do ingresso, dane-se! É o “custo-selvageria”. Não dá pra só o Estado ficar com as despesas e responsabilidades, deixar praticamente toda uma região do Estado sem policiamento pra concentrar num único evento, ser responsabilizado pelos roubos, furtos depredações e mortes, e o lucro, a festa ficar para os outros. Isto está errado.

A Copa do Mundo no Brasil vem aí, os estádios deverão ser arrumados, e as “nossas” feras, o que vão fazer com elas?

Um comentário:

Neit Prates disse...

Sou suspeita para falar de futebol. Perdi o interesse; primeiro porque comecei a achar muito estranho as circunstâncias em que alguns times ganham, segundo por conta da violência que vejo na televisão (isso dentro e fora do estádio, incluindo o próprio campo de futebol).
Se parar para pensar um pouco, poucos jogadores ganham milhões... E eles se importam que tenha violência, roubos e mortes? Seja antes, depois ou durante o jogo?