quarta-feira, 7 de abril de 2010

Especuladores impõe aumento de taxa de juros.

A inflação apontada por críticos como perigosa, saindo da meta e tal poderia muito bem ser posta em seu devido lugar com o aumento do compulsório como foi feito no começo deste ano, o problema é que o “foco” não é a inflação, a urubuzada está querendo que o BC aumente a taxa de juros por uma simples questão de especulação.

Também não importa que boa parte da inflação não seria atingida pelo aumento da taxa básica por que não se trata de demanda. O aumento do compulsório iria diminuir o dinheiro em circulação aumentando seu custo, o mesmo efeito que se teria aumentando a taxa básica só que sem onerar o Estado e sem ganho dos inescrupulosos.

Não importa se a dívida pública aumentará mais ainda ou qualquer outro efeito perverso, o que importa é botar o governo a remunerar meia dúzia de banqueiros e mega sangue-sugas.

A dívida pública interna está por volta de um trilhão e meio de reais, mas o que incomoda é que os juros nunca estiveram tão baixos, remuneram muito pouco para o apetite insano acostumado com muito mais, então é preciso pressionar para aumentar o rendimento do cassino.

A pátria inteira trabalhando para dar dinheiro para o governo enfiar nos bancos. O governo achaca a sociedade com uma carga de tributos elevadíssima sem retorno por que boa parte dessa grana preta vai para o setor especulativo, o “Tesouro” particular de meia dúzia . Por isso, faça chuva ou faça sol, os bancos batem recorde de lucro todo ano. S'esmurram de ganhar dinheiro sem fazer esforço, sem falar que além de tudo ainda estorquem seus clientes com taxas que não conseguiriam em nenhum outro lugar do mundo. E o governo não consegue nem pressioná-los nem controlá-los, mas eles pressionam, controlam e manipulam o governo. Só pra lembrar, o Brasil tem uma das taxas de juros mais altas do mundo, mas aqui dentro o discurso é de que precisa subir mais ainda. Com a dívida pública tão alta decorrente dessa política de juros, pergunto: por que tanta preocupação com a inflação e tanta negligência com o endividamento do país?
O governo e o país são reféns dessas raposas.
 

Nenhum comentário: