sábado, 11 de outubro de 2008

Em tão pouco tempo...


A poucos meses o mundo vivia em crise. Uma crise completamente diferente da vivida hoje. Não faz muito tempo que as manchetes dos jornais alertavam para a crise energética causada pelo crescimento da economia mundial. Como praticamente a economia do planeta inteiro vinha de vento em popa, não havia petróleo suficiente – nem outras matrizes energéticas – pra bancar a carência de energia. A discussão de fontes alternativas ganhava espaço, como o etanol brasileiro proveniente da cana de açucar. O etanol dos americanos, proveniente do milho, vinha com outra discussão que também não largava as matérias jornalísticas: a crise dos alimentos.
O crescimento global da economia fez com que uma parcela maior de pessoas tivessem acesso a alimentos, o que teria levado a causar escassez e elevação de preços. Energia e alimentos por serem negociados em bolsa sofriam acusações de parte de suas altas cotações serem provenientes de especulação. Os biocombustiveis eram acusados também de causar aumento de preço dos alimentos por invadir terras de cultivo desses alimentos.
A cotação do petróleo alcançou a estratosfera junto com os alimentos, seguidos de projeções do fim do mundo. Naqueles dias, ninguém acreditaria se alguém dissesse que daqui a poucos meses o preço do petróleo estaria 40% inferior, com a OPEP se reunindo pra cortar fornecimento do óleo tentando segurar a cotação. Que a questão energética sumiria do noticiário assim como a crise de abastecimento de alimentos. Que no Brasil, o dolar 'de chumbo' pararia de cair e flutuaria à casa dos R$2,20. Que a economia americana, a mais forte, mais pungente, em pouco tempo entraria em parafuso. Que aqueles bancões brutamontes, financeiras, seguradoras e grandes empresas do setor imobiliário americano estariam quase todos quebrados, à mingua pedindo falência, sendo incorporados por outros bancos a preço de banana, sobrevivendo às custas de dinheiro do contribuinte, na fila do sopão do tesouro americano.
Não faltam setores da sociedade produtiva, econômica, que façam previsões pro futuro, porém as vezes a história busca 'escapadelas' que driblam as bolas de cristal de todos, pegando o mundo de surpresa.

Nenhum comentário: