Câmara municipal de São Paulo aprova fim do Minhocão - ou Elevado Costa e Silva.
Apesar das críticas de que ‘enfeia’ a cidade, é barulhento, é poluente por dar prioridade ao automóvel e que foi obra de Paulo Maluf, a via elevada é eficiente. Só o Metrô é mais rápido para quem se desloca entre a zona leste e oeste e para acessar a zona sul. São 6.000 veículos por dia.
Projetos idealistas de transformar a região em um parque, um ambiente paradisíaco nunca faltaram, só nunca explicaram o que fazer com o trânsito, tão vil e inescapável. Pelo projeto aprovado, deve levar pelo menos 4 anos para sua completa superação, o que parece razoável. A depender dos “verdes” e puristas, o derrubariam em um dia jogando a cidade no caos urbano. Acham que é a luta do bem contra o mal. Com todos seus defeitos não dá para simplesmente passar uma borracha e paga-lo sem sérios transtornos à cidade a não ser que se se reformulem as formas de deslocamento de toda a enorme região. Não quer dizer que se pode eliminar uma importante via numa cidade saturada só por ser “progressista”sem correr o risco de descobrir tardiamente o tamanho da besteira. Falta ainda discutir melhor o que fazer com aquela região e se de fato chegou-se a um bom projeto de reurbanização. A linha entre a melhoria e o transtorno é tênue. Muita calma nessa hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário