terça-feira, 16 de julho de 2013

“Preto parado é suspeito, correndo é bandido.”


Essa máxima, parace ter sido a referência para o julgamento do vigia hispânico acusado de ter assassinado o jovem negro Martin na Florida, EUA. O rapaz teria ido até uma loja comprar doces e refrigerante e na volta teria sido estranhado por Zimmermam, um segurança de condomínio. Os dois se desentenderam, acabaram brigando e o segurança teria sacado a arma e fuzilado o adolescente. O que o juri entendeu como “legítima defesa”, a acusação viu  racismo mesmo. A suspeita sobre o jovem teria sido pelo fato dele ser negro.

Mississipi em Chamas

Em 1991, um taxista afro-americano foi violentamente espancado pela polícia de Los Angeles que o haviam detido sob a acusação de dirigir em alta velocidade na noite de 3 de março. O julgamento e absolvição dos agentes policiais envolvidos provocou os violentos tumultos de Los Angeles de 1992. A cena, registrada em vídeo por uma testemunha, correu o mundo. A absolvição dos policiais, em 29 de abril de 1992, por um juri formado por dez brancos, um negro e um asiático, provocou uma das maiores ondas de violência da história da Califórnia. Foram três dias de confrontos, incêndios, saques, depredações e uma onda de crimes que causaram 58 mortes, deixaram mais de 2800 feridos, destruíram 3.100 estabelecimentos comerciais e causaram prejuízos estimados em mais de 1 bilhão de dólares.

Mais tarde, após os distúrbios, em 17 de abril de 1993 por volta das 7 horas da manhã, num novo julgamento, foi tomada a decisão de condenação de dois agentes dos distúrbios de Los Angeles, e a absolvição de outros dois. (wikipedia)

Em 1988, foi lançado um filme que trata sobre a questão racial nos EUA, mostrando a violência sofrida por três ativistas em 1968, entre eles um negro, e a absolvição de seus policiais agressores que acabaram por atear fogo na rivalidade entre brancos e negros em “Mississipi em Chamas”.

Alguns podem não concordar, mas a ordem ajuda a manter as coisas como estão, as vezes fora de lugar. Só os distúrbios, é que se impõem, exigindo que as coisas vão para onde devem estar, principalmente a justiça, o poder. Sem imposição, as coisas tendem a permanecer fora de lugar ou atendendo a interesses escusos, no caso, raciais. Não defendo a violência gratuita, porém, as vezes reconheço, ela é necessária.

Ontem, começaram protestos e quebra-quebra na California. Em outros lugares a manifestação foi pacífica, mas a coisa ainda pode esquentar.

Nenhum comentário: