domingo, 29 de junho de 2008

Lei seca.


Quando o novo código nacional de trânsito entrou em vigor, todo mundo ficou na miúda, com medo de ser multado, perder a carteira de habilitação, etc. Hoje em dia tá todo mundo cagando e andando pra legislação. Não faltam casos pela imprensa de gente que encheu o rabo de cachaça, atropelou, matou, foi pra delegacia, pediu a benção pro delegado e foi liberado, saiu soltinho pela porta da frente e voltou dirigindo pra casa. As estatísticas mostram que os índices de acidentes voltaram ao patamar de antes do novo código.

Agora entra em vigor a famosa “lei seca”. Se for detectado uma gota de álcool no condutor, ele será preso, receberá uma multa de quase mil reais, terá sua habilitação suspensa por um ano e o escambau. Até parece. Pelo show se vê por todo país de gente que enche o caneco, pega um carro , uma moto e sai fazendo barbáries por aí, é o mínimo que precisa. Uma lei rígida. O problema é: tem autoridade pra bancar mesmo a coisa? Esta semana, estão falando em blitz noturna, que vão dar em cima, autuar os contraventores, etc. No começo é aquela festa, e depois? Em que condições essa novas legislação completará um ano? E dez?

Deve ter um monte de advogados salivando pra que a lei entre logo em vigor pra que eles venham a ganhar aquela grana em cima dos etícos motoristas. Já estão falando que é inconstitucional, que é uma lei cheia de brechas, etc. Tá com cara que só vai assumir a bronca o fodido do pobre de sempre, o bacana tem tudo pra livrar a cara e sair da delegacia borracho,soltinho da silva, pra voltar pra casa, depois de tomar uma é claro, que ninguém é de ferro.

Viva Baco, padroeiro da nova lei.

Nenhum comentário: