quarta-feira, 11 de março de 2015

Depois de tudo, o PT vai mudar?



Delúbio Soares, tesoureiro do PT, acabou condenado e preso por arrecadar e distribuir dinheiro ilícito no mensalão. João Vacari, seu substituto, é sempre citado pelos mesmos crimes no escândalo da Petrobras.

Na época do mensalão, Lula teve seu mandato ameaçado não fosse um acordo entre parlamentares – que depois passou a ser negado. Agora, o esquema muito maior, envolvendo muito mais gente, outra vez ameaça o governo. Dilma está com a corda no pescoço. E mais: o pelotão de signatários da delação premiada – que pode aumentar – promete causar muito estrago ainda.

Parece que alguns membros do partido não sabem, mas o PT é visado pela imprensa, o desvio de um pirulito pode virar um holocausto. A corrupção, como relatada pelos delatores da Petrobras, vinha de muito tempo, contamina estatais, estados e municípios país afora, porém, só gera fato quando a gestão é do PT. Porém, agem como se não soubessem, reclamam porém não se tocam. 

Não tenho dúvida que o sr. Vaccari Neto será um dos que será condenado e sua prisão será explorada à exaustão pela mídia por ser um medalhão do PT realçando a pecha de partido contraventor, corrupto.

O que tenho dúvida é se o partido mudará. Depois de ter seus dois tesoureiros condenados, seus dois presidentes postos na corda bamba, sua imagem comprometida, será que uma reflexão sobre o desgaste a que se expõe já não passou da hora? Lula assumir que alguns membros cometem vícios que “nos envergonham” é um início. Falta aprofundar a discussão e mudar a prática.

O problema maior do PT, além da imprensa e a oposição são seus próprios membros tacanhos que na sanha de arrecadar mais um milhão, comprometem toda uma mudança de política social, de democratização da sociedade, de diminuição das distâncias de classe. Podem pôr tudo a perder ao dar o que a imprensa quer, condenações e o envolvimento em grandes escândalos com bandidos vip’s de nossa pátria mãe gentil.



Ou será preciso que o partido tenha um presidente de sua legenda perdendo o mandato saindo pela porta dos fundos do palácio do planalto como fez Collor, o partido totalmente desmoralizado para aí então resolver fazer um ‘mea culpa’?



Ou ainda que todos os problemas estão somente na mídia e na oposição?

Nenhum comentário: