Uma comunidade
No filme "Planeta dos Macacos", uma comunidade de macacos confinados adquire um nível maior de inteligência após inalar um gás, que como consequência, faz com que se organizem e se revoltem contra sua condição de seres inferiorizados, enjaulados, mal tratados etc.
Uma outra comunidade
O Brasil é hoje a sétima maior economia do mundo ameaçando avançar sobre a posição de outros países da Europa que anda mal das pernas. O PIB brasileiro - a riqueza gerada pelo país - fica na mão de poucos. Dos 3,6 trilhões de reais gerados no último ano, 50% ficam com 10% da população, e 70% da população dividem 30% dessa grana. Ou seja, todos produzem, todos geram essa bolada toda, mas na hora de distribuir, poucos ficam com muito e muitos chupam o dedo, ficam com migalhas.
De norte a sul, boa parte dos brasileiros moram em favelas, perdidos nas periferias mais longínquas onde o Estado não chega e nem tem interesse de chegar - a não ser em período eleitoral. Nessas regiões estão trabalhadores que geram essa riqueza toda. A mão de obra que gera uma enorme riqueza, é predominantemente pobre, quando não miserável.
Apela-se para o tráfico de drogas, ou tomar o que é os outros como forma de compensar a miséria, mas, de modo algum há insurgência contra a aviltante distribuição de renda que privilegia um pequena parte da sociedade.
Por outro lado, a população sai às ruas, enfrenta a polícia, quebra o maior pau, por causa de futebol.
Se um tem uma camisa de uma cor e aparece outro com uma camisa de outra cor, isso é inadmissível! Então um tem que enfiar a mão na cara do outro, bater com pau, pedra, vale chute, soco e tudo o mais. Quando vem a polícia, não faltam valentões, e aí entra todo mundo no cacete. Torcedor, polícia...
Quando parlamentares aumentam seus próprios salários, aumentam o repasse de verba - pública - para suas legendas, as ruas continuam ermas, vazias, como se isso não disssesse respeito à ninguém. A gente liga a televisão e lê nos jornais que nos hospitais pelo país inteiro tem gente amontoada sem assistência, morrendo na fila, na maca, os equipamentos estão quebrados, não tem médico nem remédio. Grana pra saúde não tem, só se criar um novo imposto. Dinheiro pra partido político tem, a aprovação é rápida e sem briga entre oposição e situação.
No filme, os macacos inteligentes transformam sua indignação e raiva em ação. Os brasileiros miseráveis, bons produtores de riqueza são mansos, transformam sua passividade em rezas e orações, apelam a entidades mitológicas que lhes ajude.
O Brasil se modernizou, inventou a escravidão sem senzala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário