terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"O cara" pisou na bola.

O caso do último escândalo de Lula de dar passaporte diplomático para toda a família perto do encerramento de seu mandato serviu para um efeito positivo: a indignação está trazendo à tona que o costume é muito mais comum que possa imaginar nossa vã filosofia.

"Dos 662 vistos concedidos aos parlamentares e seus parentes desde 2009, 577 (87%) foram para viagens a passeio, e só 69 deles tiveram como justificativa 'missão oficial', ou seja, trabalho", conforme reportagem do jornal O Estado de São Paulo, de sábado, 8 de janeiro.

O que Lula fez é prática comum em nossa república do deita e rola. Ele mesmo já disse uma vez, que todo mundo faz, quando o PT foi pego com grana de caixa 2.

A OAB teria pedido que os filhos e o neto de Lula devolvessem o passaporte. O filho mais velho disse já ter devolvido.

Pra variar é só mais um instrumento de Estado, que deveria ser utilizado a serviço mas serve aos anseios particulares dos nossos homens públicos.

"Na Suíça, a assessoria de imprensa do governo chegou a perguntar à reportagem do[jornal] Estado o motivo de manter um passaporte diplomático para um filho de ex-presidente.'Por que daríamos esse benefício a um parente de um ex-político?', questionou um assessor, ao ser informado sobre o caso do ex-presidente Lula."

Ah, não sabe este mero assessor do que são capazes os "representantes do povo" aqui do nosso riquíssimo país. Uma penca de parlamentares vão assumir seus mandatos durante o recesso, com direito a tudo quanto é verba para a farra, torrar zilhões com o parlamento fechado. O quê são alguns milhões a mais de despesa para um país que anda "emprestando dinheiro para o FMI"?

Ainda na reportagem do jornal, um alto diplomata francês consultado afirma:"Passaporte diplomático não garante imunidade diplomática, que só é válida no exercício de missão. Na verdade, não há vantagem nesse passaporte além de furar a fila no aeroporto."

Falta muito para deixarmos de ser um paisinho de terceiro mundo.

Nenhum comentário: