domingo, 8 de agosto de 2010

Vazamento nos EUA.

Os documentos secretos sobre as práticas de guerra utilizados pelos EUA na invasão do Iraque e do Afeganistão, que vazaram e foram exibidos pelo site "WikiLeaks", mostra a falta de escrúpulos de soldados americanos e de sua pátria.

Crimes de guerra como execução de civis, a existência de um grupo formado para capturar e executar sem julgamento líderes do Taleban, evidenciam o por quê os EUA foram contra a criação de um Tribunal Penal Internacional Permanente independente do Conselho de Segurança da ONU. Sabiam que se houvesse uma justiça fora de sua influência, seus pregadores da paz, liberdade e democracia, poderiam parar no banco dos réus, coisa inadmissível. É querer achar que um americano vale tão pouco quanto um cidadão de outro canto do planeta.

Quando se trata de um membro do "eixo do mal", aí se justifica a prontidão dos tribunais internacionais em rítmo de pastelaria como foi o caso do ditador iraquiano, que em pouco tempo foi julgado imputado uma pena e executado. Dou mais crédito às palavras de Saddan quando disse que aquele tribunal era uma farsa, do que na idoneidade daqueles que compunham aquele circo formal e sisudo. Eram tudo pau-mandado.

Apesar de, os grandes "defensores" da liberdade e da democracia terem transformado as Convenções de Genebra em papel higiênico, não há a menor esperança, ou expectativa de que alguém seja responsabilizado ou julgado por qualquer das muitas atrocidades cometidas na região.

Excessos cometidos pelos americanos como os da base de Guantánamo, em Cuba, ou de Abu Ghraib, no Iraque em que vários abusos contra os direitos humanos foram cometidos, e da mesma maneira, não houve Corte Internacional que tomasse qualquer providência, deixa bem claro o que todo mundo já sabe: que justiça (pena) é somente para os perdedores e para os não alinhados aos interesses dos EUA. Além de perderem a guerra, os "vilões"são acusados e penalizados por crimes de guerra, já os vencedores, pilham, matam, se impõe, e nada acontece, mesmo que denunciado.

Por isso os americanos podem usar de todos os expedientes para fazer um "terrorista" falar.Contaminar solos e florestas, como foi o caso do "efeito laranja" no Vietnã que nunca ninguém de seu país irá parar num tribunal. Carnificina é um mero detalhe para quem está do lado da "democracia" e da "liberdade".

Outra coisa interessante revelados pelos documentos "secretos" é que, os "ganhadores" estão mais para perdedores, não conseguem se impor a uma população de miseráveis. Os mesmos ianques, tão bravos, heróicos, eficientes e insuperáveis em roliude.

Nenhum comentário: