domingo, 8 de fevereiro de 2015

Petrobras: por que não se cobra quem deveria fiscalizar?

Este governo tem culpa no cartório em relação ao escândalo da Petrobras? Tem. O próprio Lula disse “o PT pratica vícios que sempre criticou na política tradicional”, que alguns membros cometem “vícios que nos envergonham”.
Agora, pra chegar aonde chegou é preciso saber qual o degrau que cabe a cada governo anterior, também a cada instituição que tem por finalidade fiscalizar – Tribunal de Contas da União, Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Legislativo.
O delator Paulo Roberto Costa disse que entrou na empresa no governo Sarney e já era assim. E a responsabilidade dos que tem por atribuição fiscalizar? Graça Foster – ex-presidente da empresa – falou em um prejuízo em torno de 88 bilhões. E o tribunal de contas não percebeu nada? Nenhum órgão fiscalizador que custa bilhões ao orçamento público, nunca viu nada em décadas?

Aproveitando que a Câmara pretende instalar outra CPI da Petrobras, seria bom incluir em suas atribuições investigar os cegos que ganham – muito bem - para estar vigilantes.