sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Comércio: prioridade é empurrar.

Não é de hoje que o comércio lança mão de estratégias para enganar o consumidor como o engodo "black-friday".
SEMPRE que aparece a chamada "a partir de", esse preço é simplesmente para chamar a atenção, para o consumidor é impraticável adquirir um

bem nas condições oferecidas, forçando que opte por outro com outro preço - mais caro. O principal interesse do comerciante é vender e o

menos importante é sua imagem. Por outro lado, vale a velha desculpa, "todo mundo faz", o consumidor já tem essa prática como comum.
Apesar do Código de Defesa do Consumidor, ainda vivemos numa selva, uma parte considerável de comerciantes lança mão de qualquer tipo

de estratégia para empurrar, vender, pouco ligando para ética ou o que o valha.
As consequências são claras: nenhum meio de comunicação falou da data importada como algo positivo, mas como uma situação de risco. O

"black-fryday", ou "black-fraude", como é chamada, colou no comércio a imagem de desonestidade, falsidade e de fraude descarada.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Armamento atômico - um problema regional?

Se Israel tem a bomba (nuclear), parece legítimo o Irã - seu principal adversário - tê-la.
Porém, se os persas a conseguirem, a Arábia Saudita e a Turquia prometem importá-la.
Israel, Índia e Paquistão já a possuem.
Na Ásia, China, Rússia e Coréia do Norte, também já a têm.
Teríamos a região mais instável do planeta saindo da corrida armamentista convencional para a atômica.
O que se pode esperar de um mundo irascível e intolerante armado com bombas atômicas?
Seria problema deles?

domingo, 17 de novembro de 2013

É ou não é piada de salão?

A justiça brasileira condena alguém à prisão e o deixa solto, sem acompanhamento enquanto cuida de seus trâmites burocráticos. Quando resolve ir atrás, descobre que o esperto saiu do país há 45 dias.

Não se trata apenas do caso do mensalão. É recorrente. E apesar de recorrente, legisladores e juízes continuam dormindo de touca. Esses senhores devem explicações à nação.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Luxemburgo: a queda de um "Midas".

Não acompanho futebol, não entendo de futebol, mas é curioso ver o técnico Vanderlei Luxemburgo sendo demitido pelo fato do time sob seu comando, o Fluminense, correr o risco de rebaixamento. Luxemburgo era o “Midas” – tudo o que toca vira ouro –  todos os clubes que comandava tornavam-se campeão. O que aconteceu? Perdeu a magia, a fórmula, os deuses o abandonaram, interferência da diretoria?
Não se trata de um clube pequeno, é um dos maiores de um dos maiores Estados do país, o Rio de Janeiro. Será uma fase, ou o vencedor perdeu seu talento? Não acredito nisso. Acredito que mesmo os vencedores podem passar por períodos de turbulência, mas não de ocaso.

Como dizia Lulu Santos, “não desejamos mal a quase ninguém”. Lamento, espero vê-lo em situação melhor. O futebol continuará a contar com minha falta de consideração.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sobre o "rei do camarote".

De repente, rádio, televisão, face e o mundo todo aparecem falando de um tal de “rei do camarote”, qu’eu resolvi ver que bagaça é essa.
Um vídeo bobo de um playboy que torra os tubos numa noite, anda de Ferrari e usa roupas de grife resume o “meme”. Não é o primeiro cara a fazer isso nem será o último. A TV Bandeirantes tinha um programa (que não assisti nenhum) em que mostrava um bando de mulheres endinheiradas e que pela propaganda, o programa parecia procurar exaltar o gênero “nada na cabeça”. Um programa que criava o estereótipo da mulher endinheirada  e fútil.

Esse fulano parece ir pelo mesmo caminho. Só não entendi o motivo da repercussão. Não vi nada de relevante, engraçado, exótico, ou o que quer que o valha. Peca pela insignificância e mediocridade. Desculpe minha ignorância, mas o quê que esse vídeo ou esse cara tem ou falou que merece tamanha notoriedade?