sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cuba e Vaticano: 2 religiões

Cuba e o Vaticano são bastante parecidos: poder conservador, restrito número de cardeais monopolizam as decisões, e saindo um idoso, assume outro. Ambos estão em decadência porém têm seguidores no mundo todo.




sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Yoani – somente uma blogueira.

Esses fascistas de esquerda envergonham o país. Acredito que a blogueira cubana Yoani Sánchez deve estar meio perplexa. Como que a parcela da sociedade mais atingida pela falta de liberdade de manifestação no período militar, age como os gorilas verde-oliva, impondo o silêncio a quem queira pensar e se manifestar fora do permitido.

“Podem me prender

Podem me bater

Podem até deixar-me sem comer

Que eu não mudo de opinião”.

Esse mantra da resistência ao regime militar foi enterrado. Os esquerdistas de hoje formam os saudosos pelotões de camisas negras da Itália fascista, ou os paramilitares nazistas e saem eliminando mentes opositoras à sua ideologia totalitária.

A agente do imperialismo ianque.

Do pouco que vi no blog da cubana, alçada pelos meios de comunicação contra Cuba, não vi nada significativo. Ela fala do cotidiano e algumas restrições, que de fato existem. Essa imprensa, a traduziu como uma dissidente, alguém que resiste bravamente contra o regime opressor. Só fumaça. Dos textos da moça que li, causou-me estranheza. Achava que iria encontrar pesadas críticas a toda estrutura do governo, uma linguagem ácida etc., e no fim não vi nada disso. A escritora simplesmente comenta seu cotidiano e pouco além disso. É água de batata.
Grupos de esquerda se mobilizam para impedir
 a blogueira cubana de falar. “Ela” é de direita.

Essa imprensa interessada, passou a dar a ela, espaço em seus jornais e a premiá-la. Ganhou vários prêmios pelo mundo, por virtudes que só eles vêem – querem ver.

Para o regime cubano e para a esquerda hirsuta, que habitam cavernas, todos que pensam diferente, que divergem, que não bajulam, são patrocinados pelo imperialismo ianque. São de direita. Militam pela queda do regime.

Até onde eu vi, li, e ouvi, não achei nada que a classifique como de direita ou esquerda. O clero da esquerda e da direita é que fazem a imagem e o perfil da moça. Ou melhor, o enchimento e o rótulo vêm da direita e da esquerda. Fora isso, ela é apenas uma blogueira que comenta sobre seu país. Quem não fala mal de seu país, a coisa mais comum hoje em dia?

De sua passagem pelo Brasil, sua maior virtude é ter saco pra agüentar esse bando de chatos igrejeiros, carolas reacionários, direitistas de esquerda.

Yoani, que simplesmente escreve num cantinho da internet, sofreu essa ojeriza toda. Manifestações, gritos, foi acusada de ser vendida – ou comprada – e mil coisas. Precisou de muita paciência, e talvez tenha sido um indicativo do que deva passar nos 80 países que tem na agenda. Já Renan Calheiros, continua livrinho, ninguém o incomoda. Mais uma vez assumiu a presidência de um poder, o legislativo, e não houve confronto, manifestação – houve uma meia-dúzia de gatos pingados, nada significativo – não entupiram o ambiente em que estava e nem o impediram de se manifestar, como fizeram com a moça. Esse cara sim, é de direita, pilantra, acusado de cometer alguns excessos.

Não deixe de ler.

Quem puder não deixe de ler a breve e importante coluna de Juca Kfouri, no caderno Esporte do jornal Folha de São Paulo, de 18 de fevereiro, de 2013. É uma pequena biografia moral de um influente dirigente do futebol nacional: o Sr. José Maria Marin.

Depois de contar um pequeno rol de pilantragens no mundo político e do esporte, como o roubo de uma medalha nas olimpíadas, que comprometeu a imagem do país para o mundo todo, termina pedindo ao leitor que reflita “em que mãos estão a CBF e o COL.”

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O ‘partido-suspiro’ de Marina

O novo partido de Marina Silva – que não tem nome de partido mas é composta de políticos como todo partido, é uma agremiação política como todo partido, tem filiação de eleitores como todo partido, elegerá pessoas como todo partido, defenderá interesses como todo partido e cumpre legislação de partido para sobreviver – faz cara de não partido.

Marina disse que não é de esquerda nem de direita, não é oposição nem situação, a agremiação não poderá receber grana da indústria de fumo, álcool, droga, armas agrotóxicos, nem de pecadores e vilões. Anjos, fadas, virgens, borboletas e joaninhas inspirarão a nova agremiação.

Só será permitida uma reeleição. Não sei se o partido tem alcance do que isso impõe na prática. Será que tem tanto quadro assim para que um deputado, um senador, depois de reeleito não possa mais se candidatar ao cargo, tão comum em todas as outras agremiações.

Parece muita ideologia, muito idealismo e pouca realidade. Parece um ‘partido-suspiro’: muito vento e pouca substância.

Assim como o DEM, o Partido Democrático, que é um partido político, porém, não se nomeia como tal, exatamente por causa da prática de pessoas como seus membros deixaram a política parlamentar no país, uma titica. Só que eles – como todos – dizem que os problemas são os outros, o que tem de ruim é culpa dos outros, eles são santos e puros num mundo profano.

A ‘#Rede Sustentabilidade’, como foi registrado é uma arca de Noé, ou um balaio de gatos, para ser mais direto. Tem gente que veio do PT, do PSDB, do PV, do PSOL. Vamos ver na hora de tomar posição, como vão agir. A Heloisa Helena, a ex-barraqueira do PT, que foi para o PSOL, e agora integra a nova agremiação, quero ver como as coisas funcionarão na prática, o posicionamento da legenda, ou se será mais um PMDB, um deita e rola, cada um faz o que bem entende.

É preciso dar pelo menos um ano para ver aonde a coisa assenta. Por enquanto, como já falei, é muito idealismo, muita conversa. Na hora em que a Dilma chamar pra conversar, a oposição jogar um chaveco, na hora em que aparecer um projeto polêmico, e principalmente, os lobistas, a grana, a tentação, aí é que o partido que não é partido vai testar esse seu idealismo inspirado nos anjos e fadas.

Amém pra eles.