sexta-feira, 27 de maio de 2011

FORA PALOCCI!

Dói na alma ver o governo Dilma descambando em questões e pessoas que historicamente foram fonte de problemas e deram mil motivos para a oposição tripudiar.
Quando se fala em escândalo, Palocci é um nome recorrente. Causou um enorme rombo no governo Lula com seu afastamento por casos de corrupção na prefeitura de Ribeirão Preto - sobre licitação de lixo - e quando foi apontado pelo motorista Francenildo que afirmava tê-lo levado a uma residência que rolava orgia com meninas e negociatas, Palocci teria tentado prejudicar o delator através de influência na Receita Federal, que acabou vazando na imprensa e o ministro todo poderoso de Lula foi ao chão.
No governo Dilma - o retorno - Palocci volta à cena com outro escândalo, maior que o primeiro, levando à fogueira sua chefe e seu antigo e atual defensor, Lula. O estrago é cada dia mais constrangedor por comprometer uma mulher que vinha tendo um desempenho positivo e que um ou outro tropeço, era relevado como fazendo parte de qualquer administração. Agora, o estrago não restringe a tentar manter uma pessoa de moralidade suspeita, mas que compromete sua imagem transformando pequenos deslizes na confirmação de sua incompetência. Quanto mais Dilma se agarra a ele tentando defendê-lo, mais ela afunda.
A imprensa é um mar cheio de tubarões famintos, prontos para devorar Dilma, e Palocci é alguém que sangra atiçando as feras marinhas. Ninguém garante que uma vez estancado esse escândalo, seu primeiro-ministro não venha com outro - e com outro, e com outro...
Este senhor no governo ajuda em muito, mas não ao governo, a oposição. Quanto mais este safado permanecer no planalto, melhor para os que querem denegrir e ver o governo se desmanchar.
Do meu ponto de vista, de minhas memórias, e do pouco que acompanhei em administrações petistas, a única que ví tomar a decisão de afastar um membro influente de seu governo por 'quebra de confiança', foi a prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, que afastou seu próprio vice, Luis Eduardo Greenhalg - que muitos chamavam de "Grinraldi" - quando apareceram acusações de envolvimento em falcatruas. Sem muitas delongas nem acrobacias para salvá-lo, a prefeita veio a público e disse que numa administração pública séria, em caso de quebra de confiança o funcionário deve ser afastado para sua defesa e uma vez provado sua inocência poderia reassumir suas funções. Qu'eu me lembre, foi a única.
Sou do tempo em que o PT denunciava, quebrava o maior pau quando membros do governo apresentavam enriquecimento escandalosamente fora do aceitável, e por assumirem cargos públicos com extensa ficha criminal, notórios contrabandistas da moralidade pública. Dá a impressão de que esses caras todos, hoje andam com uma estrelinha no peito. Como a nobreza está acima da lei e a justiça é censitária, é somente para os sem-renda, então...tamo na roça.
Se estivéssemos num país sério, esses socialistas do erário, já estavam vendo o sol nascer quadrado.
FORA PALOCCI!