segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Folha: não dá pra ler.

Pra isso que serve a Folha.

Interessante a ilustração do site do jornalista Paulo Henrique Amorim à Folha de São Paulo (Conversa Afiada), que teria tentado denegrir a Petrobras com uma reportagem que dizia que a empresa iria diminuir as compras no país e a Petrobras a desmentiu informando que tinha informado o jornal que a informação não procede antes de sua publicação.

O grande jornaleco paulista peca em credibilidade e falta de vergonha. A Folha é chamado ironicamente de "ditabranda" por seu apoio a ditadura militar e por que um dos seus capos ter dito que a ditadura no Brasil teria sido branda, uma "ditabranda".

Para Paulo Henrique Amorim, este jornaleco é mais um que faz parte do "PIG" (Partido da Imprensa Golpista).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Caso Somália:quem acha que a polícia investiga alguma coisa?

Somália pensou que fosse gente comum.

O jogador Somália do Botafogo teria inventado um falso sequestro relâmpago tentando fugir da multa por atraso por parte do clube. A polícia foi investigar o caso e descobriu que era lero do atleta. O erro de cálculo, foi o jogador se achar um cidadão comum.

A expectativa que se tem, é que se alguém for a uma delegacia de polícia e der queixa de roubo de um relógio de pulso e perto de mil reais, é que o caso será arquivado. Quando virar as costas, já era, seu caso estará encerrado. O máximo que poderá render é virar estatística.

Mas isso, para os pobres mortais, para as celebridades, a coisa é outra.

O jogador arrumou pra cabeça. A delegada anda declarando que além de multa, pode pegar uma cana. O clube também já declarou que deve abocanhar 40% da grana do Pinóquio. Sem falar da pegação no pé por parte da imprensa, torcida e populares - talvez a pior pena.

Convocado, não apareceu na delegacia.

Se algum outro estiver pensando em dar um 'pelé' no time, é melhor dar uma desculpa melhor, ou assumir a bronca de perder o dia mais multa.

Sai mais barato.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"O cara" pisou na bola.

O caso do último escândalo de Lula de dar passaporte diplomático para toda a família perto do encerramento de seu mandato serviu para um efeito positivo: a indignação está trazendo à tona que o costume é muito mais comum que possa imaginar nossa vã filosofia.

"Dos 662 vistos concedidos aos parlamentares e seus parentes desde 2009, 577 (87%) foram para viagens a passeio, e só 69 deles tiveram como justificativa 'missão oficial', ou seja, trabalho", conforme reportagem do jornal O Estado de São Paulo, de sábado, 8 de janeiro.

O que Lula fez é prática comum em nossa república do deita e rola. Ele mesmo já disse uma vez, que todo mundo faz, quando o PT foi pego com grana de caixa 2.

A OAB teria pedido que os filhos e o neto de Lula devolvessem o passaporte. O filho mais velho disse já ter devolvido.

Pra variar é só mais um instrumento de Estado, que deveria ser utilizado a serviço mas serve aos anseios particulares dos nossos homens públicos.

"Na Suíça, a assessoria de imprensa do governo chegou a perguntar à reportagem do[jornal] Estado o motivo de manter um passaporte diplomático para um filho de ex-presidente.'Por que daríamos esse benefício a um parente de um ex-político?', questionou um assessor, ao ser informado sobre o caso do ex-presidente Lula."

Ah, não sabe este mero assessor do que são capazes os "representantes do povo" aqui do nosso riquíssimo país. Uma penca de parlamentares vão assumir seus mandatos durante o recesso, com direito a tudo quanto é verba para a farra, torrar zilhões com o parlamento fechado. O quê são alguns milhões a mais de despesa para um país que anda "emprestando dinheiro para o FMI"?

Ainda na reportagem do jornal, um alto diplomata francês consultado afirma:"Passaporte diplomático não garante imunidade diplomática, que só é válida no exercício de missão. Na verdade, não há vantagem nesse passaporte além de furar a fila no aeroporto."

Falta muito para deixarmos de ser um paisinho de terceiro mundo.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PMDB: o falso aliado.

O PMDB é como um veículo que não dá pra confiar, pode deixar Dilma na mão a qualquer hora.

O PMDB ameaça se rebelar contra o governo Dilma, por não ter recebido o número de cargos no primeiro e segundo escalão no tanto que achava ter direito. Já fala em votar pelo aumento maior do salário mínimo e outras medidas contra o governo.

Se Dilma tivesse lhes dado tantos cargos quantos foram reivindicados, não significaria de modo nenhum que na primeira chance, uma votação relevante para o governo, o partido não se rebelaria por mais cargos, mais influência etc.

É prática comum dessa agremiação se valer de seu tamanho e falta de vergonha, para mesmo tendo conseguido os cargos reivindicados, se rebelar e pedir mais numa situação delicada em que esteja em situação estratégica.

Não foi a primeira nem vai ser a última.

É a melhor expressão do 'falso aliado'.

2011: ano dos afrodescendentes. Você sabia?

Não sabia que 2011 seria considerado pela ONU o Ano Internacional para Afrodescendentes. O problema é, na prática, o quê isso significa? Uma propaganda na televisão, um cartaz na rua?...

O mundo só se torna mais ameno, mais humanista quando há água, ração , teto e emprego para uma ampla maioria. Como boa parte do mundo está em crise, principalmente Europa e EUA, a cizânia, a segregação, as leis anti-imigração ganham terreno.

Campanhas contra discriminação - de negros, judeus, latinos, mestiços, ciganos etc - só ganham espaço num ambiente em que não há concorrência para a sobrevivência.

Resumindo: no mundo dos homens, o humanismo precisa de barriga cheia para existir. Sem isso, perdem os escrúpulos, viram feras, predadores.