domingo, 17 de outubro de 2010

Religiões e campanha eleitoral:o atraso à frente

É o fim da picada ver a influência das religiões na reta final da campanha eleitoral para presidente da república. As religiões são por essência no mínimo conservadoras, ou reacionárias por excelência. Representam o atraso. Sempre estiveram do lado dos ricos, dos corruptos, dos golpistas, da direita - tão reacionária quanto - da segregação social em nome de seu deus. Rico governa, pobre vive de esmola e resignado, agradece.

Católicos e evangélicos são farinha do mesmo saco. Reacionários, atentam contra conquistas humanistas de séculos, como igualdade de direito das mulheres, liberdade sexual, descriminalização do aborto, a união civil entre homossexuais ou 'casamento gay' como pregam os reaças...

Deixaram de destilar seus ódios recíprocos, e resolveram atentar contra a sociedade como um todo, na figura de um candidato.

Invés de discutir o desenvolvimento do país inserido em um contexto internacional em crise, momento em que o Brasil pode ter um protagonismo relevante, o país se perde em conceitos e valores medievais, de religiões de mentalidade primeva, estúpida.

O discurso "pró-vida" a que os candidados relutam se submeter, esconde na realidade o conservadorismo, o atraso, o obscurantismo, ainda que não raras vezes o discurso de 'vida' venha encharcado de dor, sofrimento e morte, principalmente sobre as mulheres, que esses exploradores da fé e da ignorância sempre as trataram do ponto de vista machista e da inferioridade. As mulheres alcançaram degraus maiores em sociedades e extratos sociais em que as religiões deixaram de ter muita influência.

 
Esta ilustração publicada às vésperas da revolução francesa já denunciava o clero aliado à nobreza, parasitas que vivem às custas do povo.

Católicos e protestantes tiveram numa fala sobre aborto da candidata governista a deixa para destilar suas iras à candidata de viés esquerdista, travado na garganta, podendo agora apoiar abertamente o candidato do capital, da elite que as igrejas tanto adoram. Unindo-se a isso, o engajamento declarado e em peso da imprensa a favor do candidato da oposição, bota a candidata de Lula em situação bastante delicada nesta reta final.

A candidata governista terá que optar por um dos dois grandes contingentes da sociedade: se curvar ao obscurantismo medieval religioso, a intolerância fundamentalista, característica de país de terceiro mundo, ou se aliar a setores esclarecidos, humanistas, progressistas, que cultivam e prezam e respeitam a diversidade, a pluralidade, o desenvolvimento pleno do cidadão.

Palavra de sabedoria aos cristianistas católicos e evangélicos: peguem sua religiaozinha, sua blibliazinha, seu deuzinho, sua moralzinha mesquinhazinha, s'enforquem com a corda da descarga e pulem dentro do vaso sanitário da história. Amém.

As intelectuais bactérias

Curioso como as bactérias sem verbas vultosas nem grandes laboratórios, anulam anos de pesquisa de grandes instituições de pesquisa do mundo num simples 'drible' genético, tornando-se resistentes aos antibióticos de última geração.

Mais curioso ainda é que as superbactérias aparecem exatamente nos hospitais, embaixo do nariz de infectologistas armados de seus superantibióticos, cada vez mais poderosos e incapazes de barrar as sagazes criaturas unicelulares.

A última 'Rambo' que apareceu, a 'superbactéria KPC' parece ter encerrado a era Fleming, tornando a penicilina inócua. Alexander Fleming foi o descobridor da penicilina. Esta superbactéria está se disseminando rapidamente, nos esperando nos principais hospitais do país, tendo matado algumas dezenas de pessoas. Alguns pacientes com operações agendadas preferiram tirar o seu da reta, adiando-as, como médicos têm recomendado postergações.

Se, tornar-se resistente já causa uma grande preocupação, pois as drogas passam a ter um tempo de vida útil determinado pela capacidade de mutação das bactérias, esta última vem com um habilidade a mais: pode transferir sua restência para outras bactérias mesmo de espécies diferentes. Ou seja, uma bactéria que transfere sua atualização contra drogas desenvolvidas pelos humanos à outras bactérias. I nóis, ó...

Essa corrida contra esses micro-organismos faz com que, a qualquer hora, pra acabar com uma simples gripe, tenhamos que tomar uma bomba de neutrons, e ainda assim, olhe lá, de repente elas se tornam resistentes também - a gente não.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Protesto contra a auto-burrice eleitoral

Mais de um milhão e trezentos e cinquenta mil alegres abestados votaram no candidato Tiririca, que os meios de comunicação apelam alegando "voto de protesto".

Se for, grande protesto esse, por que apesar de, de fato a política nacional estar uma meleca e o Congresso parecer um penico, não tem um parlamentar biônico lá, todos os energúmenos que nos representam - belo sofisma - todos foram eleitos, nenhum indicado.

Então votar numa besta em protesto contra a merda que são nossos eleitos é protestar contra o quê? Contra o rasteiro nível dos votados, ou o desprezível nível dos votantes? A população protesta contra sua auto-irresponsabilidade. Resumindo: é eleitor protestando contra o próprio eleitor.

Muita gente fala que político é tudo a mesma coisa, geralmente para esconder sua ignorância, sua indisplicência na hora de votar, sua irresponsabilidade em relação a acompanhar o mínimo do que acontece com seu país, seu Estado, ou mesmo sua cidade, e ainda fazer pose de critico.

Na hora de votar, tem aqueles que catam no chão um papel de propaganda política, por que não têm candidato, e aí votam em qualquer um, em qualquer coisa. Tem como um comedor de grama desses depois vir criticar a política, os políticos etc? Via muito isso quando fazia boca de urna e era idealista, e ví isso de novo domingo quando estava trabalhando na eleição. Uma senhora catou um papel do chão pra votar. Grande responsabilidade. Grande atitude cívica. Não dá pra defender a obrigatoriedade do voto com eleitor desse nível.

Não tem candidato, não vota. Deixe em branco, anula. Alguém chamaria qualquer um na rua pra tomar conta de sua casa, olhar suas crianças na sua ausência? Por que agir assim na hora de escolher quem vai criar leis, governar o país, tomar conta e gerir o dinheiro público? Deixemos que os cidadãos consciêntes, responsáveis, os interessados, os comprometidos escolham aqueles que conduzirão o país, e que fiquem em casa aqueles que nasceram para serem conduzidos.

Nas eleições pra vereador em São Paulo em 2008, quase foi eleito um jogador de futebol, uma verdadeira anta cujo lema era "corintiano vota em corintiano", e teve - se não m'engano - perto de vinte e dois mil votos, mas por sorte não foi eleito. Estava claro que o cara queria entrar só pra se dar bem, viver às custas dos outros. Ele não entende nada de nada, aparecia e apareceu de novo fazendo gracinha como perfeito imbecil que é, e muita gente vota num estúpido desses. E o quê dizer de um eleitor desses que tem o cérebro ligado aos intestinos?

Neste mandato que está terminando o Congresso deitou e rolou em escândalos. Roubaram, meteram a mão que foi uma beleza, aumentaram suas beneces etc. Nesse mesmo período, tivemos grandes confrontos com a polícia, só que por causa de futebol.

Que país é esse?