domingo, 8 de agosto de 2010

O eleitor faz seu país.

O Tribunal Regional eleitoral teria cassado a candidatura de Joaquim Roriz ao governo do Distrito Federal. Até aí palmas para a justiça eleitoral. Pela primeira vez um tribunal regional barra um candidato que ponteava as pesquisas de intenção de votos.

Minha bronca é com o eleitor. Como é que um cara que vive no noticiário sendo acusado de falcatruas, de abuso de poder, ao se candidatar, boa parte do eleitorado se manifesta a seu favor. Tenha paciência!

Nossa "justiça" - com todas as aspas - já é uma brincadeira, ainda junta com um eleitorado desses, dá no que dá, o país que temos: a república do deita e rola.

Homônimo: caso recorrente.

A história se repete: Um preso foi encaminhado ao tribunal e na hora do julgamento descobrem que era o acusado errado, tratava-se de um homônimo.

Já fiz essa pergunta aqui, mas como a indignação se repete, volto à questão: Pra que serve o tal do "Registro Geral", mais conhecido como RG???

"Zé" existem aos milhões, mais RG cada um tem o seu, ou não?!

Se fosse um erro no mercadinho da esquina, ainda vá lá, mais o sistema penitenciário, a área jurídica, com tanto papel, tanta norma, tanto controle, fazer um papelão desses, é de causar indignação. Tanto controle, tanto papel, mas competência mesmo que bom, nada.

Tenho a impressão que se tirar um preso e botar um elefante em seu lugar, até consultarem a ficha e tudo mais, até entenderem o que aconteceu, já passou uma semana.

Vira e mexe aparece na imprensa casos de gente que mofou por décadas na cadeia indevidamente por causa de homônimo. Talvez a solução seja aplicar a lógica de e-mail, não se consegue cadastrar e-mail homônimo, então nomes iguais não pode, para se preservar de burrices tão grosseiras. O RG é para o cidadão ser identificado, mas o sistema parece usar tapas, tem uma visão restrita.

Já tive problemas com homônimo ao procurar emprego e a empresa dizer que tinha um caroço no fórum em meu nome. O funcionário mesmo me disse que poderia ser um homônimo. De fato era: um fulano não pagou a pensão, a mulher meteu ele no pau e acabou sobrando pra mim. O interessante é que para a mulher entrar com processo contra seu próprio ex, deve ter dado todos os dados dele - CIC,RG... Mas não é o RG que suja, é o nome, e como a "justiça" é cega e burra, todos que têm o mesmo nome, vão junto. A justiça geradora de injustiça.

O problema é que parece que não adianta reclamar. Provavelmente a história se repetirá. Pior que ouvir uma notícia dessas é passar por isso.

Vazamento nos EUA.

Os documentos secretos sobre as práticas de guerra utilizados pelos EUA na invasão do Iraque e do Afeganistão, que vazaram e foram exibidos pelo site "WikiLeaks", mostra a falta de escrúpulos de soldados americanos e de sua pátria.

Crimes de guerra como execução de civis, a existência de um grupo formado para capturar e executar sem julgamento líderes do Taleban, evidenciam o por quê os EUA foram contra a criação de um Tribunal Penal Internacional Permanente independente do Conselho de Segurança da ONU. Sabiam que se houvesse uma justiça fora de sua influência, seus pregadores da paz, liberdade e democracia, poderiam parar no banco dos réus, coisa inadmissível. É querer achar que um americano vale tão pouco quanto um cidadão de outro canto do planeta.

Quando se trata de um membro do "eixo do mal", aí se justifica a prontidão dos tribunais internacionais em rítmo de pastelaria como foi o caso do ditador iraquiano, que em pouco tempo foi julgado imputado uma pena e executado. Dou mais crédito às palavras de Saddan quando disse que aquele tribunal era uma farsa, do que na idoneidade daqueles que compunham aquele circo formal e sisudo. Eram tudo pau-mandado.

Apesar de, os grandes "defensores" da liberdade e da democracia terem transformado as Convenções de Genebra em papel higiênico, não há a menor esperança, ou expectativa de que alguém seja responsabilizado ou julgado por qualquer das muitas atrocidades cometidas na região.

Excessos cometidos pelos americanos como os da base de Guantánamo, em Cuba, ou de Abu Ghraib, no Iraque em que vários abusos contra os direitos humanos foram cometidos, e da mesma maneira, não houve Corte Internacional que tomasse qualquer providência, deixa bem claro o que todo mundo já sabe: que justiça (pena) é somente para os perdedores e para os não alinhados aos interesses dos EUA. Além de perderem a guerra, os "vilões"são acusados e penalizados por crimes de guerra, já os vencedores, pilham, matam, se impõe, e nada acontece, mesmo que denunciado.

Por isso os americanos podem usar de todos os expedientes para fazer um "terrorista" falar.Contaminar solos e florestas, como foi o caso do "efeito laranja" no Vietnã que nunca ninguém de seu país irá parar num tribunal. Carnificina é um mero detalhe para quem está do lado da "democracia" e da "liberdade".

Outra coisa interessante revelados pelos documentos "secretos" é que, os "ganhadores" estão mais para perdedores, não conseguem se impor a uma população de miseráveis. Os mesmos ianques, tão bravos, heróicos, eficientes e insuperáveis em roliude.

domingo, 1 de agosto de 2010

A Ficha Suja dos "representantes" do povo.

Quem quiser trocar de bandido, ou seja, tirar o bandido parlamentar sujo na justiça por um limpo(que ainda vai se sujar), algumas dicas são os sítios Transparência Brasil, e o Ficha Limpa. Outra é a Articulação Brasileira Contra a Corrupção e Impunidade, ou ABRACCI.

O "Transparência" parece ser o mais completo e mais 'cativante'. Tem uma página muito interessante, que mostra todos os processos que cada parlamentar tem nas costas. Deputados, senadores, deputados estaduais e vereadores.

Pra se ter uma ideia, clicando na capa do sítio em "EXCELÊNCIAS", aparece um menu à esquerda em que aparece como primeiro ítem "Citados na Justiça e Tribunais de Contas". Clicando aí, aparece um menu à esquerda com as assembléias legislativas e as câmaras municipais das capitais, e à direita, separado por partidos, é só escolher.

Além de mostrar as acusações, apresenta o número de cada processo com um linque para consulta de a quantas anda cada processo. O Transparência Brasil é surpeendente, de tirar o chapéu. É 10!

Mostre que você não dá trela para estes porcalhões da política nacional e deixe-os de lado. Acesse e reflita antes de votar.

Ficará um linque na lateral do blog.