quarta-feira, 31 de março de 2010

Temporada da conversa fiada.

Vai começar a maior enganação do país. Pulhas, bandidos, salafrários, com imunidade ou não estão largando o osso, o poleiro de onde estavam para, com a maior cara lavada, travestidos de incansáveis lutadores da moralidade e da probidade, buscar voto dos desavisados e aqueles que têm vocação para cordeiro.

Há um ano atrás parlamentares pilhavam o erário de diversas formas, com passagens aéreas, cargos para parentes e amigos, o senado tinha um milhão de diretores “coçando” etc. Empreiteiras que sempre ganhavam as concorrências superfaturavam obras e repassavam para partidos e políticos. O que mudou foi que aquele monte de escândalos sumiu da mídia. Uma meia dúzia perdeu o cargo pra fazer uma média, aí como o assunto estava ficando meio batido, saiu de cena (pra não dizer que jornais e jornalistas foram “convencidos” a mudar de assunto).

Os jornal e a televisão mostraram as gatunagens com nome e o focinho dos pilantras. Vamos ver quantos serão reeleitos.

Do meu ponto de vista, existem os inferninhos, os puteiros, que são casas onde trabalham mulheres que merecem respeito, e o maior “infernão”, bancado com dinheiro público para interesses particulares, formado por homens e mulheres que não merecem respeito – merecem uma cela, isso sim.

O “Fenômeno”.

Impressionante a popularidade de Lula, a aprovação de seu governo, que com crise ou sem crise, só cresce. O que me estranha é que não vejo essa popularidade toda por onde ando, nem pelo que leio, nem vejo. Sei que não sou nenhum parâmetro nacional pra medir o que quer que seja, mas estranho a disparidade entre o que ouço, o que vejo, e o que é divulgado.

Tenho a impressão que ouço mais crítica que elogio, mas a considerar as pesquisas, em que Lula tem mais de 70% de bom e ótimo, e apenas 4% de péssimo ou ruim, era para ouvir elogios rasgados por todos os lados, mas isso não acontece – pelo menos comigo. Por outro lado, apesar de ficar com um pé atrás, não acredito que sejam resultados manipulados, notícia “plantada”.

Quando seu governo apareceu envolvido no caso do mensalão, período em que sua popularidade sofreu um baque, mas muito longe de alcançar níveis baixíssimos com o de FHC, Sarney ou qualquer outro, parece que as pessoas, principalmente os mais pobres, ou os mais “lulistas”, se conformavam dizendo que “todo mundo rouba”, ou que “lá, quem não entra no esquema, morre”. Porisso mesmo caindo, mantinha níveisde aprovação bons.

Talvez as aparições no exterior e as notícias veiculadas de que o Brasil está na moda, ou que Lula é uma referência, uma liderança mundial, ajude a contribuir com sua imagem. O fato de não se moldar à ordem mundial, apesar de o colocar em rota de colisão contra os principais países que mandam no mundo, não signifique que atente contra sua popularidade interna.

Se um setor da sociedade concorda com as críticas internacionais em relação a aproximação com Irã, Cuba, Venezuela, Bolívia, etc, outros setores, críticos da globalização e do “imperialismo” simpatizam com esse carater de “independência” em relação à política exterior de Lula.

A imprensa e seus críticos cobram Lula pelo fato de ser uma liderança que apareceu da luta contra uma ditadura, o que torna contraditório dar a mão à dinastia Castro de Cuba, uma ditadura. Mas essa crítica maliciosa se faz esquecer que quando se moia carne humana no Brasil, no período verde-oliva, e que a imprensa o tratava como baderneiro, era Cuba quem dava guarida e apoio aos que saiam corridos daqui. Praticamente toda cúpula de seu partido e de boa parte da esquerda recebeu a hóstia das mãos del comandante, passado que a mídia senta em cima ignorando, mas Lula não esquece.

A empreitada agora é transferir sua popularidade para sua candidata, que começou a subir nas pesquisas alcançando o segundo lugar, encostando em Serra. O problema é que a justiça eleitoral pela segunda vez condenou a dupla Lula-Dilma por fazer campanha. Reconheceu, condenou-os, mas a uma pena rizível, de pagar dinheiro de cachaça, para uma campanha que deve movimentar milhões e disputar simplesmente a presidência da república.

As “multas” foram tão educativas, tão penosas que no dia seguinte a dupla dinâmica estava em palanque fazendo promessa eleitoral.

Lula pode ser considerado um “fenômeno”, só falta fazer seu sucessor(a). Com a popularidade e a máquina do Estado na mão, parece pouco provável que não ganhe esta partida.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Uma semana xingando a Telefonica.

Depois de ganhar uma semana sem telefone nem internet da Telefonica – da segunda-feira passada até hoje – finalmente liberaram a bagaça.

Em toda obra que esses caras fazem, não falta engenheiro e palpiteiro, mas conseguiram fincar uma viga, ou uma estaca, num feixe de fibra ótica deixando toda uma região incomunicável. O fim da picada.

Uma semana sem internet é uma eternidade. Provavelmente a conta deve vir como se nada tivesse acontecido, quero só ver.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Hoje é o 'dia do casal Nardoni'

Só se fala no caso da menina que teria sido supostamente assassinada pelo pai e pela madrasta. É um daqueles casos em que a mídia encharca, satura a paciência de todo mundo só falando no assunto. Pra quem não está muito aí com a coisa, é um saco.

Isso pra não falar que conhecidos e outros que se encontra por aí, querendo comentar o caso. Haja!

A mídia e os interessados parecem ter tomado uma visão simplista, maniqueísta de que o pai e a madrasta são maus e a menina um anjinho injustiçado. Parece que a menina não teria feito nada e teriam dado cabo dela por pura maldade. Será?

Do meu ponto de vista não tem santo na parada. Se a menina chegou em casa levando porrada da madrasta, depois acabou estrangulada e o pai a jogou pela janela, conforme sustenta a acusação e os curiosos, acredito que por que a menina pentelhou o máximo que pôde.

Não se justifica matar uma criança que faz birra e não dá sossego, toda criança as vezes tira os pais do sério, mesmo as que tem carinha de anjo, mas parece longe de ser a inocente que se quer passar. É a junção de um casal 'pavio-curto' com uma menina pentelha.

Olhaí, não queria, mas acabei comentando também.

sábado, 20 de março de 2010

A "ROTA" internacional procura Maluf.


A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) colocou o deputado federal por São Paulo Paulo, Maluf e seu filho Flávio Maluf, em sua lista vermelha, o que significa que se ele pôr os pés em um país signatário da Interpol, irá em cana.

Quem acionou a “polícia internacional” foi o Ministério Público pelo fato de a empresa do deputado – a Eucatex – ser beneficiária de US$166 milhões, desviados de fundos públicos que quicaram pelo exterior em paraísos fiscais e tiveram como paradeiro a empresa do deputado. O pedido foi aceito.

Maluf cometeu suas falcatruas aqui neste país, foi acionado pelo Ministério Público deste país, mas, neste país está livrinho da silva podendo andar prá lá e pra cá numa boa sem ninguém perturbá-lo e ainda gozar seu status de parlamentar. Mas se viajar para outro canto do planeta metem o grampo nele. Pra complicar, em um ano as ações que estão na geladeira do Supremo, se não forem julgadas, caducarão. Dá pra acreditar?

Ah, mas ele é deputado, tem imunidade. Sim, mas por ser parlamentar, ser um membro do governo, não poderia ser preso internacionalmente, mas será se marcar bobeira. A justiça ainda não cassou-lhe o mandato porque anda a passos de cágado.

Confesso nunca ter ouvido falar num caso de alguém que seja procurado internacionalmente e esteja livre onde cometeu o crime. É surrealista.

Dá pra chamar isso que temos de justiça?



A “ROTA” (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar) pra quem não sabe, na época em que Maluf era governador era uma unidade da polícia militar que tinha a fama de “atirar primeiro e perguntar depois”, sendo considerada truculenta e assassina. Apesar de ainda existir e impor respeito, é considerada mais branda.

sexta-feira, 19 de março de 2010

domingo, 14 de março de 2010

Vocês vão ter que m'engolir!

Quando a gente abre o jornal, na parte de política nacional, não faltam casos de prisão por suborno, mensalão, fraude, expulsão de partido por gatunagem, gente sendo afastado do partido por causa de escândalos, justiça autorizando devassas, etc. Uma beleza!

O mais interessante é que o “circo das eleições” apesar da movimentação, está só começando. A gente abre o caderno de política e se sente lendo o caderno de notícias políciais.

Muitos desses bandido que hoje protagonizam essas manchetes, serão candidatos e aparecerão fazendo pose de guardião da moralidade apontando o dedo, acusando outros de partidos opositores de serem o que eles são. São os “bandidos honestos”, coisa típica de eleição. Se o eleitor estiver dormindo de touca, blau-blau. Dança.

Homens – e mulheres – públicos com este perfil não são privilégio desta ou daquela legenda ou ideologia, seja vermelha, azul, verde ou qualquer outra cor. Os safardanas são como os camaleões que tem a capacidade de mudar de cor adaptando-se ao meio e às circunstâncias, dissimulando-se após passar o ano desviando zilhões, regando sua quadrilha com dinheiro público desviado. Ao subir no palanque se indignarão com a corrupção, a bandalheira etc.

Ao final, só falta o incauto eleitor botar a raposa para tomar conta do galinheiro, elegendo pulhas para cuidar do dinheiro público. Depois não adinta reclamar do país.

domingo, 7 de março de 2010

Cuba: greve de fome, racismo, protesto e repressão.

Cuba é um assunto cada vez mais controverso. Todas as críticas que se faz à Ilha, geralmente é tachada como vindo do imperialismo americano, por seus defensores. Geralmente a “esquerda” se divide: quem fica com a pulga atrás da orelha com o que acontece lá se cala, pra não dar o braço a torcer aos liberais e capitalistas, e quem se manifesta são os que apoiam, ainda vendo naquilo uma referência de “resistência” contra as forças perversas do capitalismo ianque.

Mas a própria esquerda começa a mostrar fissuras. Sinais de que aquilo já deu o que tinha que dar, uma vez que Obama não é um Bush, não se impôs à ilha. Pelo contrário, liberou que parentes de cubanos que vivem na terra do capital possam gastar o quanto quiserem na ilha da ideologia da resistência miserável. Mesmo assim Obama não é a melhor figura para a religião antimperialista que tem como seus principais cardeais Raul Castro e Hugo Chávez. A pior coisa que pode acontecer à ilha é o governo americano lhe dar as costas, ignorá-la. Precisam de um Bush, que mantenha viva a pira da resistência heróica.

O descontentamento e o desabastecimento em Cuba é crescente. Após 50 anos de doutrinação, uma parte crescente da população não vê grandes virtudes em sua situação política e social.

A morte por greve de fome de um ativista por direitos entra nesse contexto. Para o governo era um pau-mandado do imperialismo, para outros, uma forma de protesto contra a opressão. Agora são 5 em greve de fome, sendo que um sofreu desmaio e parece estar no bico do corvo.

O boletim informativo carioca Lélia Gonzalez, uma tribuna da mulher negra, anuncia a “Primeira Assembléia Para a Defesa dos Direitos Civís dos Afrodescendentes Cubanos”. O periódico virtual sempre mete o cacete no regime político cubano acusando-o de racista e preconceituoso contra os negros.

O evento, que deverá ocorrer em junho, como o boletim informa, é uma “iniciativa totalmente inédita em Cuba.” Eles mesmos já antecipam o que esperam: “De antemão, sabemos da repressão que, mais uma vez, tentará ser exercida sem piedade.”

A página virtual informa o “plano de trabalho”, começando no dia 1º, indo até o dia 3, e convidando “todas as organizações de luta contra o racismo – incluindo – aquelas pessoas que não pertençam [ao movimento] sempre, mas que estejam a favor da integração racial.”

Provavelmente o governo vai por em prática sua política do hay que endurecer, se alguém aparecer. Pode ser barrado pelo regime logo no aeroporto, ou então descobrir como são as borrachadas cubanas.

Eu não vou, e você?

sábado, 6 de março de 2010

Justiça ? II


Em 2006, quando o PCC (Primeiro Comando da Capital) mandou no Estado de São Paulo, que acabou virando filme, uma ação de bandidos no Grupamento de Bombeiros do centro da capital, teria matado um bombeiro e deixado dois feridos.

Durante o julgamento dos réus do caso realizado nesta semana, não só os jurados negaram a existência dos feridos como absolveram os acusados. A decisão teria causado surpresa na juiza que presidiu o julgamento, segundo o jornal Estadão do dia 5 de março. Até o réu que confessou ter dirigido o carro no atentado acabou livre.

Há um forte cheiro de PCC na área, com cara de que o juri tenha sido “orientado” pelo tal “partido do crime”, como é conhecido. Aliás, se “os mano” mandaram no Estado, como não acreditar que não deram uma forcinha num simples julgamento?

Os três primeiros réus absolvidos, pode-se dizer que são “fichinha”. Tem mais quatro na fila respondendo o mesmo processo, entre eles um é “peixe graúdo”. O Marcola, que só faltou sentar na cadeira do governador.

Esse julgamento promete ser uma bela peça de teatro de marionetes. Marcola já conhece o peso das altas autoridades do Estado mais rico da federação. Pode pedir seu sanduiche de peito de peru com tudo o que quiser que “seus empregados” porão o Estado para lhe servir, e quem sabe, até limpar sua boquinha e niná-lo.

Já fiz essa pergunta antes: na mão de quem nós estamos?

Justiça ? I

A justiça brasileira segue em seu passo de bêbado. Processos demorados e prazos curtos – para o trâmite – faz com que julgamentos acabem dando em nada, como é o caso do processo contra o ex-ministro de Collor, o deputado federal Alceni Guerra (DEM-PR) e Fernando Lúcio Giacobo (PR-PR), em que a ação acabou em prescrição.

Alceni, então prefeito de Pato Branco, cidade do interior do Paraná, teria feito a concessão do terminal rodoviário municipal de maneira ilegal à Giacobo.

Ambos foram acusados pelo Ministério Público Federal por fraude em licitações. O julgamento no STF, que teria ficado para o último dia às vésperas de caducar, acabou em empate.

Como um dos ministros estava ausente (o “voto minerva”), quem acabou se beneficiando da inoperância da justiça foram os acusados.