sábado, 29 de agosto de 2009

Um acinte contra a Guarda Civil Metropolitana.


O prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab(DEM), resolveu dar um abono aos políciais militares – que são estaduais – que trabalham no minicípio, o que pode dobrar seus vencimentos. O problema é que tamanha generosidade não foi compreendida pelos policiais da Guarda Civil Metropolitana, - que são municipais – que ganham menos do que o “bonus” oferecidos aos Pms e alegam não ter reajuste de salário há anos.

De pronto a guarda civil entrou em greve e apresentou suas reinvindicações: melhores condições de trabalho, plano de carreira, reajuste de 17% no salário-base e aumento de 140% em gratificações. “São demandas inadequadas para o momento”, alegou o prefeito, mostrando sua cara-de-pau.

O prefeito parece gostar de polêmicas, mas o maior problema são as consequências desses atos. Talvez a pior seja a desmotivação que possa vir a causar a um policial militar que não exerça atividade num minicípio que não lhe dê a “caixinha”, ou no caso de transferência para local fora dessas condições. Outra coisa é o acinte a que se sentem os funcionário municipais frente a demonstração de bonança municipal com os outros. Parece que tem dinheiro sobrando, até porque não é uma “ajudinha”de custo, mas dobrar os vencimentos dos servidores estaduais.
As negociações empacaram, com o prefeito falando que não negocia com a categoria em greve e os guardas municipais dizem não voltar ao trabalho enquanto não houver negociação.
O projeto passou na câmara por unanimidade, e o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou a greve legal.(Pô, legal, meu!)

Uma curiosidade: até o ano passado, a prefeitura recapeava uma média de mais de 220Km de vias por ano, o que pelo tamanho da metropole era insuficiente, este ano, não chegou a 15KM, só tem tapado buracos.

CSS: aumento de imposto e de fiscalização


O governo resolveu agora, perto do fim de seu mandato ressussitar a CPMF, conhecido como “imposto do cheque”, que retornaria como CSS(Contribuição Social à Saúde).

A oposição promete bater pesado colocando a discussão como aumento da carga tributária, o que não deixa de ser, mas o que estão escondendo é que esse imposto 'joga luz' em cima de todo mundo, e muita gente que na declaração de imposto posa de coitadinho, quando se começa a cruzar dados sobre sua vida financeira, mostram-se verdadeiros nobres, figuras abastadas.

Segundo a proposta do governo, sua alíquota seria de 0,01%, bem abaixo do antigo 0,38%, quando vigia há anos atrás. Portanto, de fato, não parece ser a arrecadação sua principal função.

A oposição é formada principalmente pelos setores 'donos' de boa parte do PIB nacional, PSDB, DEM, etc – gente que deve ter muita coisa a esconder. Devem aproveitar o momento em que o governo está com o moral em baixa devido a todos os escândalos no senado e do fisco – o caso da “inconfidente”Lina Vieira – que acabou envolvendo a candidata do planalto, Dilma Rousseff, para acabar de queimar o governo e suas pretensões.

De fato, é um governo que sangra dia-a-dia nas manchetes de jornal e, apesar de mesmo que argumente suas boas intenções, depois de tantas maracutaias que o governo andou encobrindo e usando sua influência para brecar qualquer fiscalização contras seus aliados, que moral teria para querer agora posar de santo, querendo controlar negócios escusos dos outros. Nos escusos dos outros, pode?

Resumindo: um governo de bandidos querendo aprovar um imposto para controlar seus adversários, até porque, depois do caso em que a ministra sargentão da casa civil teria pressionado a na época secretária da receita para pegar leve com os amigos do rei, fica a suspeita de que as informações levantadas pelo imposto, poria nas mão do governo, caso Dilma ganhe o pleito, importante arma de pressão política. Por outro lado, trata-se de gente que quer voltar para o “escuro” com o discurso de “chega de impostos!” Parece baile de lobo-mau em que todos vieram fantasiados de ovelhinhas.

Complementando o caso, o ministro da fazenda, Guido Mantega, afirmou que os grandes contribuintes continuam sendo fiscalizados, em resposta às suspeitas de manipulação da atuação da Receita. Os ricos continuam sendo fiscalizados, o que o ministro não explicou, é que só os ricos “inimigos do rei”, é que estão sendo fiscalizados.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Lula e Dilma, cabos eleitorais de Serra.


Com o planalto mobilizado pra que a ministra-chefe da casa civil e candidata do PT, Dilma Rousseff, não seja convocada pra dar sua versão se houve ou não seu encontro com a ex-secretária da receita federal, Lina Vieira, não precisa falar mais nada.

Pra ministra-candidata ir ao senado, cair em contradição e acabar assumindo que tem culpa no cartório e não ir e ficar no mesmo, melhor não ir e dar uma desculpa – mais uma.

Quanto mais Lula e sua trupe se mexe, mais se complica e mais dá argumentos e votos aos adversários. É um oneroso custo da antecipação das eleições num momento de tanta sujeira. A continuar assim, Serra poderá ficar em casa enquanto Lula e Dilma, seus principais cabos eleitorais, conseguem votos para ele.

Só o clã Sarney, está sendo responsável por queimar o filme de Lula, ao expô-lo defendendo o senador presidente da Casa de tantas maracutaias, e de Dilma, que ficou mal com o lance de mandar a ex-secretária da receita manerar na fiscalização ao empresário filho de Sarney.

Se continuar nessa batida, Lula e Dilma – e o PT – chegarão estropiados até o final de ano , lembrando aqueles desenhos Hanna-Barbera em que o personagem vilão tenta de todas as artimanhas, pegar sua presa e suas arapucas acabam voltando contra sí.

Além da questão eleitoral, tem o desgaste da imagem que o partido de Lula está sofrendo. O arquivamento das denúncias contra Sarney no Conselho de [falta de] Ética, causou um arranhão na imagem do partido, seguido pela saída de figuras emblemáticas e o sai-não-sai de Mecadante como lider do governo, atentou contra a imagem dos dois – o senador e o partido - pra dizer o de menos.

Dilma deverá dividir seu eleitorado com Ciro Gomes e Marina Silva, considerando que, para sua sorte, Heloisa Helena, que o Datafolha apontou como empatada tecnicamente em terceiro lugar com Ciro Gomes, não vai disputar a presidência, voltando ao senado por decisão partidária.

O PT poderia vir com o bordão: “Decoro já era, o que vale é a amizade”, apontando os novos tempos, novas ideologias, e a reciclagem programática.

Essa campanha promete ser o samba do criolo doido.

Não é que funciona.


Desde que peguei o jornal domingo cedo, tive a impressão de que estava cheirando pizza. Na hora me veio uma ironia, de que são tantas maracutaias noticiadas, que já vinha cheirando à pizza. Folheando o periódico, ao abrir uma página eis que aparece um anúncio com uma ilustração de uma enorme pizza COM CHEIRO.

Já tinha ouvido falar na possibilidade de algum dia os anúncios virem com textura, cheiro, etc, mas confesso que pegou-me de surpresa, não sabia que estava tão próximo. E o que me impressionou: funciona. Tem cheiro de pizza mesmo.
E me instigou, fiquei com fome.

domingo, 23 de agosto de 2009

Pra que serve o 'erregê'?


Acabei de ver na televisão o caso de uma desempregada que foi receber o seguro-desemprego, e pra sua surpresa – e da atendente – era tida como falecida. E o mais interesante é que não é a primeira vez que passa por isso. A burocracia estatal, dona de tantos papéis, tantas normas, diante de uma situação dessas, por que não abre um processo interno para consertar o problema, evitando que a pessoa passe por inconvenientes cada vez que precisa usar seu nome.

Homônimo é a coisa mais comum do mundo. Isso já aconteceu comigo. Fiz ficha numa empresa e no dia do retorno, o funcionário disse que havia um pepino em meu nome no forum, ele mesmo disse que poderia ser caso de homônimo, mas que enquanto não resolvesse a pendenga, não poderia ser contratado. Era um cara com o meno nome que eu, casado que se separou da mulher, não pagou pensão, a mulher pôs 'no pau', e por tabela 'mifu' também.

Fico imaginando, João, José e Maria tem zilhões por aí, mas o RG nº X, se tudo correr bem, só tem UM, não é verdade? Zé pode ter um bocado, mas o RG nº100 deve ter apenas um, ou não? Quando a gente vai comprar um penico que seja, à prestação, não se consegue fazê-lo sem os documentos, não é? Pra comprar, vender, casar, separar, se coçar, pra tudo que se faz é preciso dar seus documentos. O erregê serve pra cada um ser identificado perante seus compromissos e às autoridades. Então por quê raios quando um Zé pisa na jaca, os outros com o mesmo nome têm que ficar se justificando que não são eles o culpado? Pra que serve essa monstruosa burocracia que tanto toma tempo do cidadão, pra nada?

Soube de caso em que o cidadão foi confundido com um assassino e acabou sendo preso por causa do nome. Acho que muita gente já ouviu casos assim. As autoridades são tão “técnicos”, tão experiêntes, e simplesmente ignoram os apelos da pessoa e suas informações básicas, sua documentação de identificação, se apegando ao nome, causando um mal irreversível e irreparável à vida da pessoa. Inocentes passam por criminosos, meliantes, estelionatários, etc, por anos pagando por uma coisa que não fizeram, as vezes por descuido e má vontade, irresponsabilidade de quem está alí pra separar o joio do trigo.

Dá a impressão de que o documento de identificação só serve mesmo pra quitanda, as “Casas Bahia”, etc. Na hora do 'pega pra capar', o que vale mesmo é o nome. Se alguém dos que usam o mesmo nome o sujou, vai sobrar pra todos os outros, independente do tal do número do erregê.

O cidadão precisa que o Estado faça um levantamento de quantas pessoas têm o mesmo nome e os reconheça a cada um individualmente, precisamente e não de forma genérica. Quanto mais o tempo passa e mais a sociedade se torna complexa, maior a responsabilidade do Estado. Há necessidade que o sistema seja eficiente, pra não criminalizar inocentes e retirar da sociedade individuos que causam danos aos demais.

Confesso que até hoje ao dar meu nome, tenho receio de ser confundido com outro. “Cachorro mordido por cobra, tem medo de lingüiça”

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Parecia que tinha chegado, já tinha ido.


Estava eu lendo meu livro intercalado com o computador, como as vezes faço, quando começou um barulho que vinha por cima, por toda a casa, foi tomando minha atenção. Quando percebí: chuva?! Nossa, que surpresa. O tempo estava tão firme, um clima tão seco por esses dias que me pegou de surpresa. Quando estou em casa, adoro ouvir o som da chuva caindo lá fora. Mal deu pra suspirar, curtir a brisa fresca entrando pela janela quando reparei o silêncio: parou. Mal começou a molhar o chão, a aliviar o ar da cidade mais poeirenta e fumacenta do país e pronto, já tinha ido. Que pena. Então ela vai ficar aqui, neste texto, nestas palavras sobre ela. Espero que volte logo, de preferência à noite, de madrugada, quando acordo com seu barulho e parece que me faz dormir melhor. Que não venha durante o dia, porque não faço a menor questão de botar o nariz pra fora em dia de chuva.

Apesar d'eu ficar assim querendo tanta coisa e não querendo outras tantas, sei que a chuva não dá a mínima pra mim. Ela cai quando bem entende e nem tchuns se eu estou achando bom ou não. Relacionamentos entre humanos já são tão complicados, imagina com as chuvas que não falam nada nem nos dão ouvidos.

domingo, 16 de agosto de 2009

Woodstock: a 'muitolocolândia' faz 40 anos.


Woodstock está completando quarentaninhos. Muito vovô e vovó que hoje fazem papel de caretas, quadrados, tem um passado que não revelam e morrem de medo quando a nova geração quer abrir as asas e voar sem companhia dos mais velhos. Até porque a gente quando novo se acha seguro, acha que tem o controle das coisas e que uma balada é só uma balada, curtição, o negócio é ser muito louco, que vamos estar no meio de amigos e todo mundo é legal, gente fina, etc. Quando a coisa muda e se está na posição de pai, mãe ou avós, ver os filhos ou netos chegando na idade em que o cordão umbilical se rompe de fato, e a molecada quer ir pra rua, ficam inseguros, com medo do perigo que o mundo representa para os pupilos. Mesmo os pais/avós tendo um passado de porra-loca.

Mesmo quem tem muita história pra contar, viveu muita aventura, pintou o sete, se parar pra pensar, vai chegar a conclusão que havia uma guerra surda paralela acontecendo. Muita gente acabou pelo caminho, viraram saudade. Morreram no auge da pauleira, da porraloquice, e apesar de ser um baque grande na moçada, na próxima semana todo mundo estava com tudo na cabeça e mal se lembravam dos amigos ausentes.

Outros acabaram dependentes de álcool ou droga. Alguns sobraram e estão bem, outros nem tanto, mas acho que o principal ponto dessas e outras gerações a partir de udistoque, é que de fato ninguém se conhece. Ninguém sabe dizer aonde mora sua fraqueza. Se está num copo , num cigarrinho 'feito na hora', ou numa carreira de pó. Ninguém adulto, muito menos a molecada pode prever quem depois de um ano estará acorrentado a um vício, e muito menos saberá que dentro de um ano ou um pouco mais, não existirá mais.

Essas 'experiências de vida', ajudam a fazer com que muitos pais e avós que foram muito loucos, tenham uma postura conservadora diante de seus filhos e netos – é compreensível. A molecada só vai entender isso quando forem pais e avós.

Desculpe meu texto deprê, mas apesar de que datas de aniversários são pra se comemorar, fazer festa, lembrar os bons momentos, acho que além dos acordes dissonantes, das quebras de regras, a liberdade, etc, tem mais coisas a serem levadas em conta, junto com todas as mudanças de comportamento da geração woodstock.

sábado, 15 de agosto de 2009

Meus irmãos...


Não querendo ficar do lado de “asmodeus” ou “vênus platinada”, mas aproveitando as denúncias que aparecem sobre Edir Macedo e sua igreja, fico pensando em como são inocentes esses crentes. São razoavelmente comuns as histórias de gente que vendeu casa, carro, geladeira, ou qualquer coisa pra dar dinheiro pra esse tipo de seita. Dá agonia só de pensar, por que não se trata de gente abonada, mas de pobres e miseráveis, inclusive de espírito.

Tenho a impressão de que essas pessoas são crianças inocentes de tudo, que precisam da orientação de um (mentalmente) adulto, por que agem como incapazes. É como tirar o doce de uma criança. Usando um termo bíblico, são verdadeiras “ovelhas”, arrebanhadas e conduzidas facilmente para exploração ou abate. Do outro lado, o “pastor”, e a igreja são figuras sem escrúpulos, dispostos a explorar a inocência desses abobalhados.

Nunca assistí a um culto desses, se é que se pode chamar isso de culto, mas o que várias pessoas me disseram é que boa parte do tempo, o que acontece é uma pedição de dinheiro sem parar, com a argumentação de que se não der, deus não vai olhar para aquela pessoa, não vai ser curada nem abençoada, etc. Esses “pastores” pregam que deus está ligado ao dinheiro, só o alcança quem der dinheiro a igreja. E o que é o pior ainda: todo mundo que frequenta acredita e dá tudo o que pode, enchendo de dinheiro o rabo daqueles mercadores de fé.

Como pode pessoas serem tão inocentes. Vira e mexe aparece na televisão, em jornais, esse tipo de “religioso”(vigarista) envolvido em escândalo, tirando uma de como se faz pra tirar dinheiro dos outros, e nada disso quebra o encanto. Os “crentes”, parecem dopados, parece que sofreram lavagem cerebral, perderam por completo a capacidade de analisar criticamente uma situação e perceber a má intenção dos outros.

Aquele tal de KaKá, é outro. Pode ser um gênio na bola, mas uma verdadeira anta inocente que não encherga um palmo à frente do nariz(incluindo sua adorável esposa). O bispo e a bispa de sua igreja, que estão mais pra Bonnie e Clyde, deitam e rolam em cima dos fiéis, e todo mundo acha que eles são santos(que maravilha!).

Enquanto Cristo andava em trapos pregando suas idéias, os vigários, andam de caranga último tipo, zerada, cabelinho cortado, unha feita e esmaltada, um luxo só. E tudo pago pelos trouxas que não enxergam que estão engordando malandros.

Interessante que isso acontece há anos e a polícia, a justiça não fazem nada. E podem fazer o quê, se a pessoa vendeu a casa, a tv, a geladeira porque quis, e deu dinheiro, o salário, a indenização trabalhista pra igreja por que quis? É um direito da pessoa.

Minha única dúvida é: será que essas pessoas que se dão bem usando o nome desse deus, acreditam em “juizo final”? Usar de todo tipo de truques e artimanhas, técnicas de retórica em cima da inocência e religiosidade alheia pra benefício próprio, será que essas pessoas acreditam em “justiça divina”? Ou melhor, esse tipo de gente é cristã?

Daqui há um ano...


Mais ou menos nessa época, fim de julho, começo de agosto, no próximo ano, terá acabado a Copa do Mundo e começando a pegar fogo as eleições, principalmente para presidente.

O PSDB terá escolhido seu candidato – entre os governadores José Serra e Aécio Neves – que já estará com a banda na rua. Dilma, a candidata do PT e sabe lá quem mais vai se aliar, deverá estar sendo questionada sobre questões referentes ao governo Lula, seu o apoio à Sarney, o cordial abraço ao Collor, e toda sujeirada que o governo tentou acobertar. A reunião que Dilma nega peremptoriamente, com a então “chefe” do fisco, Lina Vieira, em que teria pedido que acabasse logo com a investigação que incluia membros do clã Sarney, que teria levado à sua demissão. Se for provado que houve a reunião, a situação da ministra-candidata ficará cmplicada.
Questões polêmicas não faltarão, o que dá pra mais ou menos conjecturar que o tal de “Lulinha paz e amor”, já era. Deverá ser uma campanha travada com a faca entre os dentes e muitas acusações de lado a lado.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Lula & Collor.

Lulla

Agora que Lula anda de beijos e abraços com Collor, se atualizado o logotipo de sua campanha, ficaria mais ou menos assim.

sábado, 8 de agosto de 2009

Ai que machão...

Foto: David Moir/Reuters

Príncipe Charles compareceu ao Strongman, campeonato escocês que deverá escolher o homem mais forte do mundo.
De saia e todo animadinho, parecia mais empolgado que as mulheres. Caso haja algum campeonato pra elejer o príncipe mais boiola, tem tudo pra levar o cetro e a coroa(aliás, ele gosta duma coroa).

Marta Suplicy está 'ficando'.


Evasão de privacidade

Chegou ao PT a fofoca de que Marta Suplicy está ficando!

“Ficando pra trás”, comenta-se no diretório nacional do partido.

Publicado Sexta, dia 7, na coluna “Tutty Humor” de Tutty Vasques, no jornal “O Estado de São Paulo”.

Sujeira pra todo ladoII


Deveríamos dar o troco aos ingleses. Encher vários contêineres com senadores, deputados, partidos políticos, instituições públicas, a banda podre da podridão instituida. Vereadores, governadores, nossa ética e moral que tanto penico encheu, tanto vaso sanitário entupiu e tanto esgoto transbordou. Mandar pra eles a visão republicana de nossa nobreza corsária e patrimonialista. Nossa bancada evangélica de mercadores tão devota de interesses próprios e envolvida em escândalos financeiros mesquinhamente tão longe de qualquer ensinamento daquele que pregou em trapos sem conchavos com a bancada do pecado.

Poderíamos mandar essa justiça que preserva o direito de liberdade a bandidos declarados que se valem de tantas instâncias pra apelar e que a própria justiça reconhece que tantos recursos servem apenas para safados se safarem de suas responsabilidades, mas o alto clero da juris(im)prudência acha que só pode ser detido quem foi condenação. Tanto recurso e a liberdade aos meliantes de alto padrão, só existe aqui mesmo.

Eles precisam sentir na pele o que é receber um monte de lixo. Coisa podre, suja, a gente tem de montão, agora é a hora da desforra. Já pensou eles abrirem um conteiner e sair o Collor, o Renan, e o Sarney? E a “bancada da bola”? E o Conselho de (falta de)Ética? É capaz deles vomitarem. Nunca mais mandariam lixo pros outros.

Chávez, a imprensa e a informação.


Não concordo com Chávez – presidente da Venezuela – em fechar dezenas de rádios, mas concordo com ele que os meios de comunicação manipulam informação, criam verdades, contam (somente) o que lhes interessa, da maneira que lhes interessa.

Só Chávez não pode manipular informações, o cartel da informação pode. Quem não se contenta com a mesmice da mídia sabe como é difícil garimpar algo além do arroz-com-feijão manipulado que a grande imprensa oferece.

Se formos analisar a situação brasileira, juntando Folha, Estadão, Globo, Abril, e mais uma ou outra empresa que comercializa informação, pode-se dizer que é tudo uma coisa só. A informação, o ponto de vista, e o que eles pregam, é praticamente a mesma m.... Muda uma coisinha aqui, uma ali, mas o miolo é praticamente o mesmo.

Informação alternativa é como tráfico, é uma coisa meio ilegal, clandestina, que precisa arrumar uma bocada, é como coisa de gente que não presta, que quer arrumar confusão.

Posso não concordar com Chávez, de ter sido radical ao ameaçar prender jornalistas e fechar meios de comunicação, mas essas empresas estão longe de serem santas. De coitadinhas não têm nada. São dois polos autoritários e manipuladores: Chávez e a imprensa.

O jornalista Paulo Henrique Amorim, em sua página www.paulohenriqueamorim.com.br/ , trata certas empresas jornalísticas, ou a grande mídia de maneira sarcástica. Engloba-as no tal do “PIG”, ou “Partido da Imprensa Golpista”, que seriam corporações ou jornalistas macomunados com o poder e seus interesses. Ele que “rodou” por muitas redações, conheceu muita gente, muita coisa do ramo, deve mais ou menos saber do que está falando. E quanto mais a gente lê seus textos, mais entende os motivos de Chávez.

A coisa não termina na “liberdade de imprensa” mas no direito à informação!

Berlusconi: as orgias romanas voltaram.


A Itália nunca foi um país de muitas notícias. Quando aparece alguma coisa geralmente é referente ao Vaticano, território independente, sede da Igreja Católica desde o fim da década de vinte, quando o “Duce” Mussolini assinou o “Tratado de Latrão”. Do noticiário envolvendo o sumo pontífice, e sua instituição, geralmente aparecem posições conservadoras, recomendações anacrônicas da Igreja referentes à comportamento (camisinha, aborto, etc). Um porre!

De repente tudo mudou. Com a entrada em cena do primeiro ministro Silvio Berlusconi, vira e mexe a Itália está nos noticiários, e não por algum decreto, combate à crise, etc. Nada disso. Trata-se de seus escândalos sexuais. São cantadas, comentários machistas, declarações inoportunas sobre qualquer rabo de saia que se aproxime ou que faça parte de sua convivência. Junte-se a isso garotas de programa, amantes, e uma mulherada toda dando declarações, jogando gasolina na fogueira. O país parece ter deixado de ser a terra do papa para voltar às orgias do poder no tempo do império romano. Quase como se Roma voltasse aos tempos de Calígula.

Quanto mais a imprensa mostra fotos e depoimentos de seus casos, mais o chefe de governo apronta. Ou gosta da mídia, ou apesar de ser um septuagenário, é um dependente de sexo – ou os dois! Os conservadores o deploram, mas é um prato cheio pra imprensa.

Esses dias apareceu no Terra a foto de um mulherão parecendo ter uns dois metros de altura fazendo uma pose sensualíssima num vestido transparente, descrita como prostituta, declarando ter passado uma noite com o premiê. A reportagem diz ser a festa temática “I love Silvio”, que aconteceu em Paris, ou seja, Berlusconi já virou produto de exportação, pode-se ironizar dizendo que ele “dita tendências”.

Pelo menos, apesar de fazer parte do noticiário político, trata-se de um noticiário não só leve, como hilário até, dá pra dar umas risadas.

Quando o noticiário anuncia a “nova” do primeiro-ministro italiano, já deixo minha risada à postos. É piada na certa.

domingo, 2 de agosto de 2009

Sem blindagem do governo federal, Sarney pode cair.

Perdendo poderes.

_Tá bom. Mas de meus escândalos eu não abro mão. É direito adquirido!

Sujeira pra todo lado.


“Na atual conjuntura, não tem ninguém limpo. A ética que era praticada pelos senadores não é mais aceita pela sociedade. Isso tem de mudar”

Senador Wellington Salgado(PMDB-MG) admitindo o tipo de gente que compõe a Casa. A câmara alta, que é geralmente tida como “conservadora”, ou “reserva moral”, no atual momento está mais para “casa de permissão” que outra coisa.

Ano que vem tem eleição para o senado, provavelmente a “moralidade” deve dar o tom da campanha. O problema não é o que prometem, mas o que eles viram depois de assumir o cargo no meio de outros tantos podres. Cabe lembrar que o senado não troca todo mundo de uma vez como a câmara. Como são três senadores por estado, num pleito elege-se um, e após quatro anos, os outros dois. O mandato é de oito anos.

Na real nem a câmara troca todo mundo, boa parte é reeleita, tendo alguns do período cabralino ainda alí. Considerando que não existe mais “senadores biônicos”, todos são e foram eleitos, boa parte da responsabilidade está nas mãos do eleitor.

Adiamento da volta às aulas, medida paliativa.


A medida de adiamento em duas semanas da volta às aulas indicada pela Secretaria da Saúde e adotada pela Secretaria da Educação do Estado e seguida pelos municípios, na prática não significa nenhuma mudança que traga alguma segurança a mais, somente uma falsa impressão.

Quando a contaminação do vírus A(H1N!) se restringia a dez, vinte casos, poderia se pensar que o adiamento do retorno às aulas poderia ocorrer após as autoridades conseguirem controlar o vírus. Hoje com um índice de contaminação entre mil e dois mil, com quase setenta mortos, o que se pode dizer é que não há controle nenhum sobre a enfermidade. Daqui há duas, três semanas, um ou dois meses, a perspectiva é de que a situação piore.

Quando as “férias”acabarem, provavelmente o quadro esteja pior que o de hoje, com muito mais contaminados e óbitos. Inda que não ir à escola não significa o não convívio com outras pessoas ou se trancar em casa. Não ir à escola muitas vezes significa mais futebol, mais shopping, mais clube, etc, tudo atividades com muita convivência, muita enturmação. Se for para se contaminar, não vai ser por estar longe da escola.

Pelo meu modo de ver (de leigo no assunto), parece que vamos passar por um vestibular, quem sobreviver, sorte sua. Não há vacina específica ainda, e o remédio não garante muita coisa, os médicos dizem que não adianta tomar antes por precaução e também não adianta tomar depois que a gripe pegou, porque seria inócuo.

Talvez o melhor seja estar sempre bem alimentado e bem de saúde pra que em caso de contaminação, a pessoa não seja pega com seu organismo desprotegido, em convalescência, pois aí sim há um risco maior de o vírus causar estragos.

Boa sorte a todos. Quem a gente não encontrar por aqui, ou veremos “lá em cima”, ou “lá em baixo”. Ai meu zizuis!...

sábado, 1 de agosto de 2009

Acertando os pontos.


_E aí patrão, quanto vai sair minha eleição? Vou ter que beijar a mão do Sarney também? Prefiro voltar a roubar banco!

_Cequiscolhe. Duvido que você consiga mais grana que eu com a mesma popularidade.


Um de lá e um de cá.


“Eu diria que é uma crítica beócia.”

Governador de SP José Serra, negando que programas de distribuição de bolsas a desempregados e a jovens, sofra do mesmo assistencialismo que seu partido(PSDB) critica o governo federal às vésperas de eleições. Mero detalhe: o governador é um grande pretentente à presidência.

“Alguns dizem assim: o Bolsa Família é uma esmola, é assistencialismo, é demagogia e vai por aí a fora. Tem gente tão imbecil, tão ignorante, que ainda fala 'o Bolsa Família é para deixar as pessoas preguiçosas porque quem recebe não quer mais trabalhar'”

Presidente Lula, sobre os que criticam seu plano de complementação de renda.

Pelo nível da maré, parece que as eleições estão mais próximas do que parece.

Lula, o maior cara-de-pau da paróquia.


Durante toda a safra de escândalos de Sarney, Lula na maior cara de pau, o defendia com a argumentação de que o senador tem biografia, que não é uma pessoa comum, etc. Agora mudou a argumentação, mas a cara de pau continuou a mesma ao dizer da boca pra fora que não o defende, não votou em Sarney, que o senado é que deve resolver os problemas do senado, ou seja, deu uma de Pilatos lavando as mãos, como se não tivesse nada a ver com isso – “o problema não é meu!”.

Quanto mais o tempo passa, mais Lula se afunda no maucaratismo, mais deita e rola no esterco, sujando sua biografia, que, se encerrasse hoje, poderia ser comparado a ilustres bandidos como Maluf, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Sarney, PC Farias, etc. Mas não é só sua biografia que está na latrina, é em seu governo que a corrupção campeia e ele justifica tudo na tal da “governabilidade”. Seu governo está se tornando algo(muito) pernicioso para o país, prometendo deixar máfias mais arraigadas e abusadas incrustadas no poder.

Lula demonstra não ter escrúpulos em entregar o país a quadrilhas, ou estourar as contas públicas, pra fazer seu sucessor(a). Qual o custo real disso? Uma vez eleita, a quantos Dilma deverá beijar a mão?

Lula dança conforme a música, não importa se Sarney é um bandido e o quanto prejudica o país, se “ajuda” seu governo no legislativo, então tudo bem. Quando começam aparecer pesquisas apontando que defender esse tipo de gente o prejudica, de pronto tenta tirar o seu da reta. Parece não ter alcance do quanto essa postura cínica atenta contra sua imagem.

Quem diria que iria terminar assim...

PMDB: o clímax!


“O PMDB encarna o paroxismo do fisiologismo.”

Veja. Ed. 2123, ano 42, 29 julho2009.
Apesar de uma matéria morna, mostra as falcatruas em que estão enfiados os membros deste partido sem carater, de pessoas sem vergonha na cara, sem escrúpulos, e muitos interesses.